Buscar

Último capítulo da novela 'A Terra Prometida': Josué morre ao lado de Aruna

Último capítulo da novela 'A Terra Prometida', em 13 de março de 2017, exibe a morte de Josué (Sidney Sampaio). 'O líder hebreu morrerá à sombra da Tamareira que plantou com Aruna quando chegaram à Terra Prometida'

Cb image default
Divulgação

A novela "A Terra Prometida" exibe seu último capítulo na próxima segunda-feira (13). Pelo menos duas histórias passaram por mudanças ao longo da trama, conforme conta ao Purepeople o autor, Renato Modesto. Uma dessas alterações envolveu Samara (Paloma Bernardi), morta após ser encontrada em caverna por Zaqueu (Ricky Tavares). Inicialmente, a vilã, que vai ser enterrada de maneira reservada a mando de Josué (Sidney Sampaio), acabaria assassinada. "Na sinopse original, Samara tentaria matar Aruna (Thais Melchior) mais uma vez e acabaria sendo morta por inimigos cananeus", inicia o novelista.

Último capítulo tem morte de Josué

Renato explica ainda o motivo de ter alterado o fim da filha de Quemuel (Raymundo de Souza) e Léia (Beth Goulart). "Ao longo dos capítulos, mudei de ideia e preferi que Samara terminasse louca por causa dos crimes que cometeu e da maldade que só lhe trouxe sofrimento", acrescenta o autor. Durante os 179 capítulos, a vilã maltratou a meia-irmã, planejou a morte de Yana (Luciana Braga) e usou escorpiões para tirar a vida de Abel (Edu Porto), seu pretendente. O último dia do folhetim vai exibir ainda a morte do líder de Israel. "Vai ser mostrada a morte de Josué ao lado de sua amada Aruna, os dois já bem velhinhos", antecipa. "Josué morrerá à sombra da Tamareira que plantou com Aruna quando chegaram à Terra Prometida", completa Renato.

Otniel assume liderança entre os hebreus

Escravizado por mercadores, o primo e namorado de Acsa (Marisol Ribeiro) encontra a liberdade em uma batalha quando escapa da morte e mata o líder dos feitores. Já liberto, Otniel (Leonardo Miggiorin) enfrenta um novo confronto quando tem a ajuda de Talmal (Paulo Goulart Filho) para matar os anaquins, como antecipou o site em novembro. "Depois da grandiosa batalha de Israel contra Jerusalém ainda teremos uma batalha final dos hebreus contra os gigantes do Monte Hebrom, com muita ação e efeitos especiais", conta o autor. Em seguida, o sobrinho de Calebe (Milhem Cortaz) se torna o primeiro Juiz de Israel. "O final da novela mostra ele como sucessor de Josué no comando dos hebreus", aponta Renato.

Elói e Ioná iam se separar

Diferente do que estava previsto, Ioná (Day Mesquita) e Elói (Cláudio Gabriel) iam botar um ponto final no casamento por causa de Mara (Cristiana Oliveira), mãe dela, após a vilã fazer feitiços ao se aliar aos cananeus. Eles não só ficaram juntos como a hebreia acabou engravidando do braço-direito de Josué. "O casal funcionou tão bem, ficou tão simpático, que preferi não separá-los apesar de todas as maldades de Mara. Acho que ficou melhor assim, mostrando que o amor verdadeiro pode superar qualquer adversidade", justificou.

Iru e Jéssica não iriam ser casal

Se a sinopse apontava que Ioná e Elói não chegariam juntos ao último capítulo, o mesmo aconteceria com o filho de Calebe e a ex-noiva de Salmon (Rafael Sardão). "Conforme fui escrevendo, acabei trilhando alguns caminhos diferentes dos que tinha imaginado no início. Por exemplo, não estava previsto no início que Iru (Guilherme Boury) e Jessica (Maytê Piragibe) terminariam juntos, mas achei que o casal funcionaria bem e estava certo", diz. "Também não estava previsto que Ula (Rafaela Mandelli) continuaria viva depois de Ai para depois se unir aos hebreus, isso entre vários outros exemplos. Esse tipo de mudança de percurso nas tramas é perfeitamente normal, acontece em todas as novelas. Por isso, são chamadas 'obras abertas'", acrescenta Renato, que vibra com a audiência da novela. "Ela vai fechar com 15 pontos em São Paulo e se manteve regular durante toda a exibição. Como a meta do canal para o horário é de 12 pontos, a novela é um incontestável sucesso de público, o que me dá muita satisfação", vibra.

(Por Guilherme Guidorizzi)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.