Buscar

Operação Malote cumpre mandados de prisão contra o tráfico em MS

Criminosos estavam sediados na paranaense Umuarama

Cb image default
Divulgação

Polícia Federal cumpre, nesta sexta-feira (28), mandados de prisão, busca e apreensão em Mato Grosso do Sul e outros quatro estados. Denominada de Operação Malote, o trabalho mobiliza 200 policiais na região de fronteira entre Brasil e Paraguai.

Em Mato Grosso do Sul, mandados são cumpridos em Coronel Sapucaia. O Estado era utilizado como rota de distribuição por organização criminosa sediada em Umuarama (PR).

Reportagem apurou, junto a fonte das forças de segurança, que um vereador do município sul-mato-grossense teria sido alvo da operação.

Ao todo são cumpridos 80 mandados, sendo 40 de busca e apreensão, assim como 29 de prisão preventiva, 5 de prisão temporária e 12 conduções coercitivas.

Patrimônio atribuído aos investigados foi rastreado pela Receita Federal, o que implica ainda em decisões judiciais para bloqueio, sequestro e impedimento de bens dos investigados.

Grupo deve responder por crimes de corrupção ativa e passiva, além dos previstos na Lei Antidrogas e de Combate ao Crime Organizado. Agentes públicos estão sujeitos a penas superiores a 40 anos de prisão.

Operação

Extensa rede de narcotraficantes, monitorados por dois anos pela Polícia Federal de Cascavel (PR), possibilitou apreensão de 39 toneladas de maconha e 160 quilos de cocaína.

Grupo agia de forma consorciada, conforme nota, para reduzir riscos do transporte ilegal e utilizava aplicativo de mensagens WhatsApp em suas comunicações.

Sem cumprimento de ordens judiciais para monitoramento do grupo, expedidas pela Justiça Federal de Umuarama, operadora de telefonia acumulou multas de R$ 2,1 bilhões.

Durante as investigações, 21 pessoas foram presas e 16 carregamentos interceptados, incluindo apreensão de 24,5 toneladas na paranaense Porto Carmago.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.