Buscar

No mês de aniversário da Capital, revisão da Lei do Prodes é discutida com o objetivo de atrair novas indústrias

O Programa garante a instalação de novas empresas na Cidade, além da abertura de novas vagas de emprego.

Cb image default
Wagner Guimarães

Por proposição do deputado estadual Paulo Corrêa, uma reunião realizada nesta quinta-feira (17) na Assembleia Legislativa, reuniu membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia e representantes da sociedade para discutir a revisão da Lei do Prodes, que é o Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande. O Programa garante a instalação de novas empresas na Cidade, além da abertura de novas vagas de emprego.

Com 28 anos de existência, o Prodes foi criado por meio da Lei Nº 029/1999 e regulamentado pelo decreto 9566/2005.

Paulo Corrêa, que é presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio de Campo Grande, explicou que o principal objetivo da discussão é revisar e modernizar a lei em vigor, para garantir o desenvolvimento de Campo Grande.

“A lei municipal para atrair novas empresas estava desatualizada e agora, sob a batuta do Secretário Luiz Fernando Buainaim, junto com o prefeito Marquinhos Trad, vemos que há uma vontade diferente de trazer indústrias para a cidade. Por isso, trouxemos essa discussão para a Assembleia, para demonstrar que agora essa nova lei que está sendo elaborada é mais moderna e mostrar também a boa vontade da prefeitura de atrair novas empresas”, disse Paulo Corrêa.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio Luiz Fernando Buainaim, explicou que o Prodes é muito importante para a Capital e está sendo revisado com a colaboração de todos.

“Quando assumimos a administração da Capital percebemos que essa lei estava desatualizada e começamos a fazer um estudo. O prefeito assinou um decreto para criação de uma comissão para revisão do Prodes. Já estamos discutindo com a sociedade privada e pública, com a Câmara Municipal de Campo Grande e recebemos algumas propostas do deputado Paulo Corrêa. Estamos construindo com colaboração de várias pessoas. É um programa muito importante para Campo Grande e o prefeito quer incentivar as empresas já instaladas e também atrair novas indústrias”, disse.

Na reunião o Superintende de Fomento e ao Comércio, Serviços e Indústrias da Sedesc, Dieter Dreyer, explicou como é atualmente o processo de aprovação dos projetos para instalação de novas empresas e a concessão de benefícios fiscais.

De acordo com ele, desde a criação do Prodes foram movimentados 778 processos para instalação de novos empreendimentos, 196 deles já instalados e em fase de cumprimento de etapas, como ampliação e geração de vagas de emprego, e que são constantemente fiscalizados.

Somente em 2017, em apenas 7 meses, 39 novos processos foram analisados pelo Codecon ( Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande), e 17 aprovados, garantindo mais de 400 milhões em investimentos e geração de 3 mil empregos em Campo Grande.

Ao ouvir os dados, Paulo Corrêa parabenizou a administração municipal pelos avanços e pelas mudanças que beneficiam a criação de novos empregos para a população.

“Nós voltamos a ter confiança em Campo Grande na administração do prefeito Marquinhos Trad, com o Luiz Fernando Buainaim à frente da Sedesc. E quero parabenizar a Sedesc que hoje está fazendo o trabalho de fiscalização e retomando os lotes de empresas que não cumpriram com suas obrigações. Se ninguém cuidar, se ninguém fiscalizar, esses empresas recebem o incentivos e não fazem nada. Campo Grande agora tem política pública definida para trazer novas empresas”, finalizou.

Representando o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, o empresário e conselheiro do Codecon Julião Gaúna, destacou o trabalho da Sedesc e do Conselho. “No Codecon é onde todas as iniciativas para o progresso de Campo Grande se apresentam. Por isso, endentemos a importância de se divulgar esse trabalho. Quando começamos a trabalhar lá dentro os entende não conversavam e agora, todos se conversam. Não existe mais ‘nós contra eles e eles contra nós’, basta ver o tanto que Campo Grande se desenvolveu”, afirmou.

Já o Secretário Adjunto da Sedesc, Fernando Amorim, falou da importância de apresentar as iniciadas à toda as pessoas.

“Acho que o mais importante é apresentar para a população, tanto de dentro, quanto de fora, que nossa cidade está diferente, está evoluindo e que nós vamos fazer o possível para alterar todo o ambiente, atendendo tanto as empresas que já estão instaladas, quanto os novos empreendimentos que estão chegando”, explicou.

Após finalizado, o novo projeto de alteração da lei do Prodes será encaminhada para aprovação na Câmara Municipal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.