Buscar

Número de mulheres deve aumentar na disputa pelas prefeituras em 2024

Em 2020, somente 30 dos 79 municípios tiveram mulheres disputando

Cb image default
Em Sidrolândia, Vanda Cristina (PP) disputou e venceu uma eleição suplementar convocada por força da cassação do prefeito e do vice.

Em Mato Grosso do Sul, o número de mulheres deve aumentar na disputa pelas prefeituras em 2024, superando assim o cenário eleitoral do pleito anterior. Em 2020, somente 30 dos 79 municípios tiveram mulheres disputando o cargo, segundo atesta reportagem do portal Folha de Campo Grande.

De acordo com a publicação, apenas cinco foram eleitas: Marcela Ribeiro Lopes (Corguinho), Ilda Machado (Fátima do Sul), Gerolina Alves (Água Clara), Clediane Matzenbacher (Jardim) e Rhaiza Matos (Naviraí). O número de prefeitas aumentou duas cadeiras em 2022. Em Campo Grande, com a renúncia de Marquinhos Trad (PSD) para candidatar-se ao governo, a vice Adriane Lopes, eleita pelo Patriota, assumiu. 

Adriane é primeira na lista de possíveis ou virtuais concorrentes. Em outro partido (PP) e fazendo uma gestão desamarrada do gabinete, espera ampliar a sua capilaridade para chegar mais forte. Não se sabe ainda o que pensa uma eventual concorrente, a ex-deputada federal e superintendente da Sudeco, Rose Modesto, que em 2016 levou a eleição para o segundo turno e deu um susto no vencedor, Marquinhos Trad.

Na segunda maior cidade do Estado, Dourados, especula-se que Lia Nogueira (PSDB) e Gleice Jane (PT), as duas deputadas estaduais com domicílio eleitoral no município, teriam a intenção de disputar. O mais difícil é o caso de Nogueira, porque os tucanos parecem ter fechado questão a favor do deputado federal Geraldo Resende. De 2017 a 2020, a cidade teve uma mulher na prefeitura, Délia Razuk, que não tentou se reeleger.

Esposa do deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), que acumula três mandatos de prefeito, a ex-deputada Dione Hashioka (PSDB) deve entrar no páreo pelo poder em Nova Andradina. Semelhante hipótese é alimentada pelos defensores da ex-deputada federal Bia Cavassa (PSDB) em Corumbá.

Ela é viúva de Ruiter Cunha, que morreu em 2017, no primeiro ano de seu terceiro mandato. Bia é uma das opções para derrotar o projeto do prefeito Marcelo Iunes, que quer emplacar um de seus assessores.

As prefeitas Rhaiza Matos e Cleidiane Matzenbacher já estão prontas para lutar pela reeleição em Naviraí e Jardim. Filha do ex-deputado e ex-prefeito naviraiense Onevan de Matos, que faleceu em 2020, Rhaiza já busca apoio junto à cúpula tucana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.