Buscar

Alguns tipos de medicamentos podem influenciar no desejo sexual?

Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo, responde às dúvidas mais frequentes sobre sexo e saúde.

(Foto: Getty Images)

A libido feminina é complexa, sendo influenciada por fatores biológicos, culturais e emocionais. Quando abordamos uma queixa de diminuição de desejo, todo um histórico que investiga estas questões deve ser realizado pelo médico, inclusive o uso de alguns medicamentos que podem interferir na vida sexual.

Basicamente estes medicamentos se dividem em dois grupos: os que afetam os níveis de Testosterona e os que agem no sistema nervoso central (SNC).

As medicações que levam a uma diminuição de testosterona no corpo feminino são principalmente os anticoncepcionais hormonais (pílula, adesivo, anel vaginal, injetáveis), pois eles inibem a produção ovariana deste hormônio. Algumas medicações para acne, queda de cabelo e certos tipos de diuréticos também podem causar este efeito. No entanto, não podemos associar a libido exclusivamente à influência da testosterona, aliás, muitas mulheres, mesmo com este hormônio baixo, têm desejo sexual normal.

Os medicamentos que agem no SNC e que podem afetar a libido são principalmente algumas classes de antidepressivos que agem no equilíbrio de serotonina no cérebro. Este neurotransmissor, responsável pelo humor, tem efeito negativo sobre o desejo sexual. Porém, esta influência depende muito da dose e do uso crônico destas medicações.

Muitas vezes, é difícil afirmar que a causa de um problema sexual seja vinculada á uma medicação, a não ser que tenha um efeito causal direto, por exemplo, estava tudo bem e piorou com o uso do remédio. Nestes casos, o indicado é trocar a medicação com a ajuda de um médico ao invés de parar por conta própria.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.