Buscar

Com mortes confirmadas, MS já registrou 136 casos de meningite em 2017

Só na Capital são 72 pessoas com a doença

Cb image default
Divulgação

Somente nos primeiros oito meses de 2017, Mato Grosso do Sul registrou 136 casos de meningite em todo Estado. Desses casos, pelo menos três mortes causadas pela doença foram confirmadas.

Conforme a Secretária de Estado de Saúde (SES), até o momento foram registrados 136 casos em 29 municípios do Estado. Os maiores números foram nas cidades de Campo Grande, com 72 casos, seguido de Dourados, com 25. Na Capital, dos 72 casos, 14 são de meningite bacteriana, que é o caso mais grave da doença.

De acordo com a SES, a meningite ocorre com uma inflamação das meninges, cujas membranas envolvem o encéfalo e a medula espinhal. A transmissão dos agentes bacterianos é de pessoa para pessoa, por meio de vias respiratórias, gotículas e secreções da nasofaringe.

Casos em MS

Neste ano, pelo menos três crianças morreram no Estado por causa da doença. O primeiro caso ocorreu na cidade de Dourados no mês de março e a vítima foi uma criança de sete anos. Ela foi vítima de meningite meningocócica, que é um tipo de meningite bacteriana que é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis. Ela tem cura, desde que o tratamento seja imediato.

No dia 30 de junho, morreu em Campo Grande André Victor Mizuhira de Lima, 7 anos. Ele ficou um mês internado e peregrinou por Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) da cidade até conseguir o diagnóstico da doença. A Associação de Vítimas de Erros Médicos de Mato Grosso do Sul acredita que houve negligência médica no caso.

No começo do mês de setembro, a terceira morte causada por meningite bacteriana foi registrada. Moisés Eduardo Silva Santos, 4 anos, morreu em Campo Grande depois de passar por atendimento médico em um posto de saúde e no Hospital Regional de Aquidauana. A princípio, ele foi diagnosticado com otite (infecção de ouvido).

Assim como o caso de André Victor, a família de Moisés também peregrinou atrás de atendimento médico, mas o diagnóstico foi tardio.

Tipos de Meningite

Os tipos de meningite mais comuns são as virais e bacterianas. Os sintomas podem aparecer de diversas maneiras, como febre, dor de cabeça e vômito. Em estágio mais avançado, a doença aparece com manchas vermelhas pelo corpo.

O tratamento deve ser rápido ou pode causar sequelas e morte. Ele é feito por antibióticos, geralmente em regime hospitalar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.