Buscar

Estudo americano aponta que 10% da população mundial está obesa

Número vem aumentando principalmente entre os jovens. Quem está acima do peso tem mais risco de desenvolver doenças.

Cb image default
Divulgação

Mais de 10% da população mundial está obesa e esse número vem aumentando principalmente entre os jovens. Os dados são de um estudo feito nos Estados Unidos.

Os pesquisadores da Universidade de Washington calcularam que, em 2015, a obesidade atingia 107 milhões de crianças e 603 milhões de adultos no mundo inteiro, o que representa 5% das crianças e 12% dos adultos. Entre as mulheres, a obesidade é mais frequente do que entre os homens.

A obesidade é calculada pelo IMC, o índice de massa corporal, onde se divide o peso em quilos pela altura em metros ao quadrado. Se o resultado for maior do que 25, a pessoa está acima do peso. Acima de 30, é obesidade.

Quem está acima do peso tem mais risco de desenvolver doenças do coração, diabetes, doença renal crônica e câncer.

Em 2015, o índice de massa corporal alto contribuiu para 4 milhões de mortes ou 7% do total.

Entre 1980 e 2015, a obesidade cresceu mais entre os adultos jovens, principalmente entre os homens entre 25 e 29 anos de países com níveis de renda e de educação mais baixos. No mesmo período, o percentual de crianças e adultos obesos dobrou em 73 países.

Os Estados Unidos são o país com o maior número de adultos obesos. Em 2015, 57% dos brasileiros estavam acima do peso ou obesos.

No Brasil, na faixa de 15 a 19 anos, a obesidade entre homens aumentou de 8% para 25% e entre as mulheres, pulou de 11 para 20%. Os pesquisadores dizem que é importante discutir formas de combater a obesidade e promover a alimentação saudável.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.