Buscar

Excesso de peso aumenta em 50% o risco de doença do coração

Não existe gordinho saudável. O excesso de peso acaba com a nossa reserva de saúde e aumenta em 50% o risco de doença do coração.

Cb image default
Divulgação

Não existe gordinho saudável. Esta é a conclusão de uma nova pesquisa da Universidade de Birmingham feita com três milhões e meio de pessoas. O excesso de peso acaba com a nossa reserva de saúde e aumenta em 50% o risco de doença do coração. A endocrinologista Cintia Cercato esclareceu que basta perder 10% do peso para reduzir bastante o risco cardíaco.

Entretanto, não são só os gordinhos que correm riscos. Pessoas magras também podem ter colesterol alto, hipertensão e triglicérides, como explicou o consultor e cardiologista Roberto Kalil no Bem Estar desta terça-feira (13).

O estudo separou a população em quatro categorias: magro (ou peso normal) saudável, sem nenhum fator metabólico, magro com algum fator metabólico, obeso sem nenhum fator metabólico e obeso com fator metabólico.

O que chamou a atenção é que os magros com problemas metabólicos têm maior risco de desenvolvimento de doenças que os obesos sem fatores. Por isso, é importante fazer a avaliação médica independentemente do peso. Um obeso não é saudável, mas só estar no peso também não é sinônimo de saúde.

Os marcadores metabólicos são importantes para medir o risco cardíaco e vascular do paciente. Outros fatores também são importantes como obesidade, risco de formação de coágulos, inflamação sistêmica, sedentarismo e gordura no fígado.

A distribuição da gordura também é fundamental. Quem tem a gordura mais localizada na barriga, tem maior chance de doenças cardiovasculares. Essa gordura nos órgãos causa inflamação que contribui para a formação de aterosclerose, levando ao infarto ou AVC.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.