Buscar

Irmãos recebem córneas do mesmo doador e realizam transplante juntos

Transplantes foram feitos no Instituto da Visão, em Campo Grande

Irmãos gostam de coincidências: ambos descobriram que tinham problemas de visão com 11 anos. (Foto: Divulgação)
Dez anos depois, os dois recebem córneas do mesmo doador e conseguem o transplante no mesmo dia. (Foto: Divulgação)

Parece história de filme, novela, mas não é. Dois irmãos aguardando doações para fazer transplante de córnea. E eis que de repente, os dois conseguem o transplante. Do mesmo doador, uma córnea para cada irmão. E mais, no mesmo dia, um logo depois do outro.

Os irmãos Glauco de Oliveira Bites, de 32 anos, autônomo, e Jean Éder Bites Júnior, 21, que trabalha com seguros, receberam doações e realizaram transplante de córnea na tarde desta quarta-feira (28), no Instituto Visão, em Campo Grande.

“A sensação é a melhor possível. Queríamos agradecer o doador, que deu as córneas e os órgãos, estamos muito honrados”, declarou Jean, que tinha deficiência de 10 graus no olho direito e tinha muita dificuldade para dirigir. 

Glauco, que já havia operado de um olho, comemorou o transplante. “É uma satisfação imensa poder voltar a enxegar bem. Quero agradecer à Deus e à minha doutora, que teve coragem de fazer a cirurgia”.

A mãe dos garotos, Neuza Maria de Oliveira transbordava alegria. “Estamos todos muito felizes. Saiu para os dois, no mesmo dia, foi demais. Agradeço a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro por mais essa vitória”.

Neuza conta que os dois filhos foram diagnosticados com o problema de visão quando tinham 11 anos. Eles aguardavam na fila há seis meses. Os irmãos retornam nesta sexta-feira (29) ao Instituto da Visão para receberem recomendações para a recuperação.

Transplante de Córnea

A córnea é uma estrutura transparente localizada na parte anterior do olho. Ela permite que as imagens do meio externo penetrem no olho e sejam captadas pela retina. Para o bom funcionamento da córnea, é necessário que a mesma tenha transparência satisfatória e curvatura adequada.

O transplante de córnea é indicado quando a transparência ou a curvatura da córnea estejam alteradas, não permitindo uma boa visão. Ele consiste na substituição da córnea alterada por uma córnea doadora que mantenha boas condições. Atualmente temos utilizado preferencialmente a anestesia local. Em situações especiais pode ser utilizada anestesia geral.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.