Buscar

Livre-se das doenças respiratórias em casa

O inverno chegou ao hemisfério sul e trouxe consigo uma queda brusca na temperatura.

Cb image default
Divulgação

Essa época, além de abaixar as medidas do termômetro, também é caracterizada pela baixa umidade do ar, o que torna o clima mais seco. Esse fator pode trazer diversas complicações para a saúde, principalmente para os quadros de alergia respiratória, como bronquite e rinite.

Veja, abaixo, algumas dicas simples para manter sua casa livre dessas alergias e proteger sua família dessas complicações.

Prefira o aspirador

Limpar a casa com uma vassoura pode desencadear crises de alergia, pois a ação levanta muito pó e o transfere para outros cômodos. Por isso, ao fazer faxina, prefira sempre usar um aspirador, que retira o pó sem espalhá-lo.

Limpe os móveis da maneira correta

O mesmo ocorre com os móveis quando são limpos com um espanador: o pó apenas é transferido de lugar e se espalha no ambiente. Para evitar que isso aconteça, a dica é limpar os móveis com um pano preferencialmente úmido.

Lave as roupas de inverno antes de usá-las

Normalmente, deixamos as roupas de inverno guardadas no armário e apenas as usamos quando as temperaturas estão mais baixas. Como o guarda-roupa é um local fechado muito propício ao aparecimento de mofo, antes de usar seus casacos e suéteres, lave todas as peças e deixe-as secar em um ambiente bem arejado.

Realize a limpeza do ar-condicionado

Muitas pessoas têm o hábito de usar o ar-condicionado até mesmo no inverno, principalmente os modelos que possuem a função de aquecedor. Antes de utilizá-lo, é importante fazer a limpeza dos filtros, locais que normalmente acumulam muitas impurezas do ar. Prefira os modelos de ar-condicionado portátil, que são mais fáceis de higienizar e podem ser limpos em ambientes abertos, como no quintal, por exemplo, evitando que o pó se espalhe pelo cômodo.

Escolha bem os produtos de limpeza

Para deixar a casa limpa, muitas pessoas optam por produtos de limpeza que deixam fragrâncias no ar. Os cheiros muito fortes podem irritar a mucosa do nariz, desencadeando uma série de alergias. Por isso, o ideal é escolher produtos que possuam odor mais suave.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.