Buscar

Pressão alta afeta os rins e coração

Coração e rins andam lado a lado, o funcionamento de um depende do outro. Tudo que maltrata os vasos do coração maltrata os dos rins.

Cb image default
Divulgação

O número de jovens que fazem hemodiálise por causa da pressão alta e problemas renais está aumentando no Brasil. O consultor e cardiologista Roberto Kalil explicou porque o que faz mal para o coração também maltrata o rim.

Quer preparar receitas para quem tem doenças renais? Veja aqui!

Você também pode preparar receitas para datas comemorativas. Clique aqui!

Cerca de cem mil pessoas fazem diálise regularmente no Brasil e o tratamento pode durar a vida inteira. O nefrologista do Hospital do Rim, José Osmar Medina Pestana, falou sobre os estágios da doença renal.

E qual a função dos rins? Os rins fazem a limpeza do sangue. Separa o que deve ser descartado e o que pode ser reciclado. Nesse trabalho, balanceia fluídos e minerais, controla a pressão sanguínea, mantêm os ossos saudáveis, ajudam a fazer células do sangue e regulam hormônios.

Coração e rins andam lado a lado, o funcionamento de um depende do outro. Tudo que maltrata os vasos do coração maltrata os dos rins. Por isso a pressão alta é tão ruim para esses órgãos, assim como o excesso de açúcar no sangue (causado pela diabetes descontrolada), obesidade e o fumo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.