Buscar

Psiquiatria da Santa Casa não recebe mais pacientes a partir de hoje

Pacientes poderão ser transferidos para o Nosso Lar

Cb image default
 

O conflito em relação ao fechamento da ala de psiquiatria da Santa Casa começa a ter um desfecho. Nesta segunda-feira (09), o hospital já não recebe mais pacientes para internação e médicos começam a avaliar possível transferência de internos.

Ontem foi o último dia em que o setor estava aberto para receber pacientes. Os onze internos, entre SUS e particular, serão transferidos para o Hospital Nosso Lar, conforme avaliação médica. A diária que a Santa Casa deverá pagar, por paciente transferido, é de R$ 250,00. Porém, de acordo com asssessoria do hospital, pode ser que nenhum paciente necessite ser alocado, caso receba alta durante nos próximos 20 dias.

A assessoria também informou que 17 profissionais atua no setor, dentre eles, 9 médicos residentes e 8 psiquiatras. “São apenas 265 consultas por mês. Isso está registrado em sistema. Ou seja, cada médico atendia, em média, 24 consultas por mês. Menos de uma por dia”, relatou a assessoria.

Na semana passada, a defensora pública estadual, Eny Diniz, entrou com ação civil pública para tentar impedir a medida da diretoria. Porém, o juiz alegou que a instituição é privada e, por esse motivo, não poderia interferir.

A defensora entrou com recurso de agravo e pedido de liminar ao Tribunal de Justiça (TJ). “A decisão sai hoje à tarde”, disse a defensora.

FECHAMENTO

Anteriomente, o presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento, havia ameaçado que fecharia a ala de psiquiatria do hospital até o dia 30 de setembro.

Após pedido dos médicos, foi marcada reunião e o presidente adiou a data para o dia 03 de outubro. Mas, mesmo com o resultado negativo da ação pública, de autoria da defensora Eny, a ala permaneceu aberta para receber novos pacientes na internação, por mais uma semana. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.