Buscar

Pular o café da manhã pode ser prejudicial para o coração, diz estudo

A pesquisa contou com dados de 4 mil adultos espanhóis.

Cb image default
Divulgação

Um novo estudo realizado na Espanha sugere que pular o café da manhã de maneira frequente pode fazer mal para o seu coração. A pesquisa contou com dados de 4 mil adultos espanhóis.

No estudo, homens e mulheres de 40-54 anos de idade que regularmente deixavam de tomar café da manhã ou ingeriam apenas um copo de café ou suco durante essa refeição tinham o dobro do risco de desenvolver aterosclerose. O hábito de não tomar café da manhã normalmente esteve relacionado com outros hábitos prejudiciais, como o vício em tabaco e álcool, que também podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença, de acordo com o coautor do estudo, Jose Penalvo, professor assistente da Friedman School of Nutrition Science and Policy, na Universidade Tufts, em Boston – EUA. Mesmo assim, os resultados se mantiveram depois que os pesquisadores levaram em consideração a qualidade de vida das pessoas no que diz respeito à dieta em geral e outros hábitos.

Por outro lado, uma maior ingestão calórica durante a manhã, segundo o estudo, pode resultar em um melhor controle de açúcar no sangue durante o dia, além de facilitar o controle do apetite, evitando a ingestão excessiva de alimentos.

Esse não é o primeiro estudo que analisa a ligação entre o fato de não tomar café da manhã e uma maior chance de desenvolver doenças cardíacas. No entanto, essa nova análise levou em consideração três tipos diferentes de pessoas: as que pulam o café da manhã; as que comem pouco durante as primeiras horas do dia e aquelas que comem muito nesse período. Os pesquisadores também analisaram as artérias dos participantes, e coletaram informações sobre seus estilos de vida e fatores de risco.

O estudo descobriu que as pessoas que pulavam completamente o café da manhã, ou comiam pouco, tinham 1,5x mais placas em suas artérias, em comparação com os que ingeriam mais calorias durante a manhã. O grupo de pessoas que não comia nada nas primeiras horas do dia também tinham maior tendência a desenvolverem obesidade.

Os resultados da pesquisa fazem coro com uma recomendação da Associação Americana do Coração, que em janeiro lançou um relatório sugerindo que o consumo de uma grande porcentagem de calorias durante a manhã pode ser benéfico para a saúde do coração. Mas também há de se cuidar o que é ingerido no café da manhã. Os pesquisadores sugerem torradas de grãos inteiros, cereais integrais com frutas frescas ou nozes, bem como café e suco.

Vale ressaltar, no entanto, que o estudo teve uma série de limitações. Por exemplo, apenas uma pequena porcentagem dos participantes realmente não comiam nada durante a manhã. Além disso, a maioria dos que pulavam o café da manhã eram obesos, e afirmaram estar realizando dietas. Por isso, os pesquisadores admitem que existe a possibilidade deles estarem fazendo isso para perder peso, e não como um hábito normal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.