Buscar

Assentamento Capão Bonito I recebe a II Feira de Sementes Crioulas da LEDUC

A Feira nesse ano realiza sua segunda edição, ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto

Cb image default

O evento, que nesse ano realiza sua segunda edição, ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto, tendo como sede o Centro Comunitário na Agrovila do Assentamento Capão Bonito I.A realização é da LEDUC (Licenciatura e Educação do Campo) da UFGD, polo de Sidrolândia, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e CPT (Comissão Pastoral da Terra).

A Feira, que se espelha na Feira do Município de Juti, que realizou em 2017 sua 13ª edição, tem como objetivos principais promover o resgate e a manutenção das sementes de espécies agrícolas crioulas, junto aos grupos de agricultores e agricultoras familiares e comunidades indígenas do Sul de Mato Grosso do Sul. Estimular entre os movimentos sociais e instituições de ensino a troca de experiência, e saberes o intercâmbio e discussões que visem a adoção e a propagação de práticas de uso sustentável dos recursos naturais e propiciar as trocas de sementes nativas e crioulas, mudas e de experiências através das oficinas temáticas realizadas.

Programação:

A feira terá seu início na quinta-feira (24), ás 18 horas com a “Noite Cultural”, onde estão previstas apresentações de dança, música, teatro, entre outras. No dia seguinte, sexta-feira (25), a partir dás 08:30 da manhã, serão promovidas doações e trocas de plantas e sementes, bem como os mini-cursos, inclusive alguns com temas direcionados ao público infantil como oficina de bonecos, de cinema e palhaçaria.

O Prefeito Municipal, Dr. Marcelo Ascoli, esteve na 13ª Feira de Juti no mês passado, acompanhando pequenos produtores, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Ivan de Oliveira Santos, onde pode acompanhar a troca, não só de sementes e plantas, mas também de experiências, proporcionadas pelo evento.

“Nossa feira ainda engatinha, comparando-se a de Juti, mas a importância agroecológica da mesma, sendo compreendida pelo público, fará com que ela cresça e se torne um grande evento do calendário municipal e futuramente estadual”, colocou o Prefeito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.