Buscar

Mais de mil cabeças de gado morrem em fazenda e suspeita é de botulismo

Pecuarista teve prejuízo de mais de R$ 2 milhões com as mortes

Cb image default
Divulgação

Na tarde de ontem (7), 1.100 cabeças de gado morreram confinados na Fazenda Marca 7, localizada no município de Três Lagoas. Proprietário do rebanho teve prejuízo de mais de R$ 2 milhões.

Segundo informações do Rural News, a Agência Estadual de Defesa Sanitária e Animal (Iagro), suspeita da doença de botulismo, mas resultado laboratorial realizado nos animais só será divulgado na semana que vem.

Amostras da ração dos animais, que é produzida na própria fazenda, foram encaminhadas para análise no laboratório estadual. Os animais serão enterrados na própria fazenda, onde estavam confinados.

A doença

O botulismo ataca o sistema nervoso do animal provocando paralisia motora e o período de incubação é de sete a oito dias. A gravidade da doença está diretamente ligada à quantidade de toxinas que o animal ingere e pode ser dividida em quatro graus como, Super aguda, Aguda, Subaguda e Crônica. Os principais sintomas são anorexia, falta de coordenação e ataxia - perda do controle muscular durante movimentos voluntários. No ser humano, a doença também ataca o sistema nervoso, podendo levar a morte conforme a quantidade de toxina expelida pela bactéria.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.