Buscar

Queimadas aumentam 410% em fevereiro, segundo Ipam

Fevereiro de 2024 marca um aumento alarmante nos incêndios no Brasil, com 950 mil hectares afetados

Cb image default
 

Fevereiro de 2024 marca um aumento alarmante nos incêndios no Brasil, com 950 mil hectares afetados, um salto de 410% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, conforme os últimos dados do Monitor do Fogo, uma iniciativa do MapBiomas Fogo, sob coordenação do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

A maior parte da devastação, cerca de 79%, ocorreu em vegetação nativa, com a Amazônia e o Cerrado liderando as estatísticas. Estes dois biomas viram 750 mil hectares de terra queimada apenas em fevereiro. Desde o início do ano, o Brasil já perdeu 1,98 milhão de hectares para as chamas, evidenciando um aumento de 319% em relação ao mesmo período do ano passado. Os estados de Roraima, Pará e Amazonas são os mais afetados, representando 85% da destruição total em 2024.

Roraima se destaca com 1 milhão de hectares consumidos pelo fogo, correspondendo a mais da metade do total nacional. “A escalada de incêndios em Roraima tem ligação direta com a seca prolongada, intensificada pelo El Niño”, afirma Felipe Martenexen, do Ipam. Na Amazônia, os números são ainda mais dramáticos: 93% da área queimada no Brasil neste início de ano se concentrou lá, com fevereiro registrando 898 mil hectares afetados – a pior marca para o mês desde o início dos registros pelo Monitor do Fogo em 2019.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.