Buscar

Divulgada possível causa de acidente com avião que levava Huck e Angélica

Polícia Civil deve chamar piloto para depor novamente

Cb image default

Corpo de Bombeiros de Campo Grande / Divulgação

A instalação invertida de uma peça pode ter sido a causadora do pouso forçado do avião com os apresentadores Luciano Huck e Angélica, no Mato Grosso do Sul, em 2015. Segundo as investigações criminais do caso, a peça, chamada de capacitor de combustível, estava na asa esquerda da aeronave e fez o "motor morrer no ar". As informações são do portal G1.

— Quando falamos em Polícia Civil, existe um inquérito que precisa explicar realmente o que aconteceu. Temos uma peça, que é o capacitor de combustível, que foi instalado invertido, de forma errônea, o que já caracteriza falha na manutenção, e com isso, já temos o nexo causal — explicou ao G1 a delegada Ana Cláudia Medina, responsável pelas investigações.

A Polícia Civil deve intimar novamente Osmar Frattini, que pilotava a aeronave. Além de depoimento, a polícia pretende realizar a reprodução simulada dos fatos, utilizando uma aeronave semelhante. Conforme a delegada, os procedimentos de checagem devem ser feitos pelo piloto.

— Ele faz o acionamento da bateria, que vai ligar o sistema e dar a indicação do nível de combustível. Na ocasião, ele teria visto que estava meio tanque e colocou o restante para encher, só que a leitura estava errada por conta do capacitor invertido, indicando meio, porém, estava zero. Esse conceito errado fez com que houvesse falha no motor — ressaltou Ana Cláudia.

Uma análise do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica que apura acidentes aéreos no país, também já havia apontado hipóteses sobre o acidente e que a queda do avião havia sido ocasionada por problemas na asa esquerda. Foi informado, no local de pouso, que não havia cheiro de combustível e a causa do acidente foi pane seca.

Ao G1, o piloto da aerovane afirma que, se for chamado para depor novamente, vai reiterar o que foi dito sobre a manutenção.

— Se eu for chamado, apenas vou reiterar todas as minhas declarações, falando da manutenção. A Medina (delegada) está fazendo um excelente trabalho, apreendeu o avião e descobriu a inversão da peça. Eu estou disponível para o que a polícia precisar — afirmou Frattini.

Relembre o caso

O acidente aconteceu no dia 24 de maio de 2015, em uma área de fazenda a cerca de 30 km de Campo Grande. O bimotor levava o casal de apresentadores Angélica e Luciano Huck, acompanhado dos três filhos e de duas babás, Marcileia Eunice Garcia e Francisca Clarice Canelo Mesquita, de uma estância perto da cidade de Bonito para a Capital do Mato Grosso do Sul.

A tripulação era composta por um piloto, Osmar Frattini e um copiloto, José Flávio de Sousa Zanatto. O piloto avisou à torre de controle que estava em situação de emergência e que faria pouso forçado. Angélica e o filho mais velho sofreram escoriações. O avião estava com a documentação regular.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.