Buscar

Engasgada com tampa de garrafa PET, criança é salva por militares do Corpo de Bombeiros

O pedido de socorro foi feito pela mãe da menina

Cb image default
Foto: Divulgação Bombeiros

Uma criança de três anos de idade, foi socorrida na tarde desta quarta-feira (21), por militares do Corpo de Bombeiros de Corumbá, após ficar com uma tampinha de garrafa PET, entalada em sua garganta. O pedido de socorro foi feito por volta das 13h40, pela mãe da menina relatando que sua filha estaria muito agitada e chorando, possivelmente com um objeto obstruindo suas vias aéreas.

No local a guarnição realizou os primeiros socorros procedeu a manobra para desobstrução e retirada do objeto que estava na garganta da criança. Ainda segundo informações, a menina é portadora de necessidades especiais e enquanto estava engasgada, teria mordido os lábios e os dedos.

Após a retirada da tampinha, a criança foi deixada sob os cuidados da mãe que informou que a levaria para uma unidade de saúde. O caso ocorreu na rua Delamare no bairro Dom Bosco.

Orientações

A obstrução das via aéreas inferiores pode ser causada por corpos estranhos ou por bronco espasmo.

A obstrução pode ser parcial ou completa. Se for somente parcial, a vítima conseguirá tossir e poderá haver um ruído semelhante a um ronco quando ela respira. Se a troca de ar for razoavelmente boa, incentivar a vítima a tossir e expelir o corpo estranho. Monitorar cuidadosamente a vítima, observando os seguintes sinais de redução da passagem de ar:

⦁ Tosse fraca e improdutiva;

⦁ Chiado alto durante a inalação;

⦁ Dificuldade durante a respiração;

⦁ Agarrar a garganta com as mãos;

⦁ Leve cianose.

Os sinais de obstrução completa das vias aéreas são:

⦁ Incapacidade de falar, gemer, tossir ou gritar;

⦁ Ausência de sons respiratórios;

⦁ Uso intenso dos músculos necessários para a respiração – narinas dilatadas,

pescoço e músculos faciais contraídos;

⦁ Inquietação, ansiedade e confusão progressivas;

⦁ Ausência de resposta;

Deve-se estar preparado para prestar atendimento de emergência em qualquer caso de obstrução completa das vias aéreas. Acionar o serviço de emergência e, em seguida, iniciar a manobra de Heimlich (sistema de compressões no abdome abaixo do nível do diafragma).

Se a vítima for uma criança (1 a 8 anos)

Cb image default
Divulgação

1 Ficar atrás da vítima em pé ou sentada e envolver os braços ao redor de sua cintura. Manter os cotovelos afastados das costelas da vítima. Colocar o polegar de uma das mãos na linha média do abdome, ligeiramente acima da cicatriz umbilical e bem abaixo do processo xifoide (a ponta do esterno), mantendo o polegar posicionado, formar um punho.

2 Segurar o punho com a outra mão (polegares em direção à vítima).

3 Com um impulso rápido para dentro e para cima, pressionar o punho contra o abdome da vítima.

4 Dar impulsos, separados e distintos, e depois reavaliar a vítima até que o objeto seja eliminado ou a vítima consiga respirar e emitir sons ou a vítima tornar-se não responsiva.

5 Se a vítima tornar-se não responsiva, ligar para 193 ou 192. Iniciar os passos de RCP e cada vez que abrir a via aérea, procurar o objeto (removê-lo,estiver visível e for possível).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.