Buscar

Cães pastores podem diminuir custo e aumentar produtividade em rebanho 

Um cão consegue pastorear até 300 ovelhas ou até 100 cabeças de gado, em até mil metros de distância

(Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

O uso de cães pastores, além de ser uma prática com custo baixo, ainda pode contribuir para aumentar a produtividade e bem estar animal. Os cães da raça border collie podem pastorear gado, ovelhas, patos, galinhas, entre outros animais. A experiência está sendo apresentada pela Associação Centro-Oeste de Pastoreio (Acopas) durante a 19ª. edição do Showtec, em Maracaju, que segue nesta sexta-feira (23), até as 18 horas.

De acordo com o vice-presidente da instituição, Marcelo Monteiro, “os animais pastoreados pelos cães respondem melhor do que pelo manejo humano, com uma diminuição de estresse e, com isso há aumento de produtividade”, explica. Um cão consegue pastorear até 300 ovelhas ou até 100 cabeças de gado, em até mil metros de distância.

O investimento para aquisição do animal não ultrapassa R$ 2 mil e a média de custo mensal de manutenção é de R$ 50,00 para compra de ração. A raça não apresenta registro de problemas de saúde. “Eles têm uma boa resistência”, comenta Marcelo.

A raça border collie, criada especificamente para esse trabalho, comum nos países da Inglaterra e Escocia, ainda é pouco explorada no Brasil. Outras raças também podem ser utilizadas no pastoreio de animais, como Marenato, Australian Catte Dog ou Burriler.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.