Buscar

Chuva está atrasando a colheita de soja no Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, 42% da lavoura de soja já foi colhida, de acordo com o último levantamento realizado pelo Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio). Há uma semana, o monitoramento apontava que 26,2% da área havia sido colhida.

O trabalho avança mais rapidamente nas regiões sudeste e sudoeste do Estado, com porcentagem média de área colhida de 48,3%. O município mais avançado é Aral Moreira, cuja colheita alcança 75% da área. Na região centro-norte, 20,9% dos grãos já foram colhidos.

Números

A estimativa de área plantada em Mato Grosso do Sul, para a safra 2015/2016, apresenta acréscimo de 4,1% na comparação ao ciclo anterior. O número se refere à área de 2,4 milhões de hectares plantados. Isso significa que a produção está estimada em 7,4 milhões de toneladas, 6% a mais em relação à temporada 2014/2015. Isso leva a produtividade atingir média de 51 sc/ha.

Levantamento

Esses números fazem parte do mais recente levantamento realizado pelo Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) com produtores e sindicatos rurais dos principais municípios produtores de soja do Estado. os dados foram colhidos entre os dias 15 e 18 de fevereiro e apontam indicadores do desenvolvimento das lavouras, da evolução da colheita da soja e do plantio do milho.

Em todas as regiões a colheita está atrasada, no comparativo com as três safras passadas. O atraso se deve às condições climáticas desfavoráveis que afetaram todas as fases do ciclo do grão, de forma direta ou não.

Motivos

A estiagem ocorrida no mês de outubro atrasou o início do plantio em algumas regiões, forçando muitos produtores a aguardarem mais umidade. Depois, o excesso de chuvas gerou muitas áreas alagadas, com possíveis perdas, favorecendo, também o desenvolvimento de doenças nas lavouras. Esse aspecto foi amplamente identificado pelos técnicos e relatado pelos produtores visitados.

Os números podem ser vistos detalhadamente na opção Siga MS que consta no site da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul): http://sistemafamasul.com.br/aprosoja-ms/.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.