Buscar

Chuva pode ter comprometido metade da safra 

Produtores aceleram a colheita temendo a ocorrência de nova temporada de chuvas 

(Foto: Diário Digital )

O excesso de chuva pode comprometer a mais da metade do total da área plantada  da soja em Mato grosso do Sul o que  a corresponde a 56,7%, totalizando 1,37 milhão de hectares. A área plantada no Estado corresponde a 2,4 milhões de hectares, acréscimo de 4,1% se comparado ao ciclo anterior. A projeção inicial da produção está estimada em 7,2 milhões de toneladas, 4,1% frente à temporada 2014/2015. 

Em locais mais baixos, algumas lavouras, a água continua minando na plantação e, neste caso, as perdas já são visíveis. É que as máquinas ainda não conseguem entrar nessas lavouras que estão ainda encharcadas. Outro problema enfrentado pelos produtores é que muitos não conseguem transportar o grão colhido por causa das estradas que estão danificadas. 

Temendo uma nova temporada de chuva que já castigou mais da metade das lavouras plantadas em Mato Grosso do Sul, os produtores agora aproveitam até os finais de semana para fazer a colheita da safra 2015/2016. Conforme o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), ferramenta de monitoramento da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), até o fim da semana passada passada pelo menos 2% da área total de 2,4 milhões de hectares tinham sido colhidos. 

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão é que até amanhã, o tempo permanecerá estável, com temperaturas que variam entre 19ºC e 34ºC e probabilidade de chuva que não ultrapassa 5%. 

A recomendação do presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, é que os produtores aproveitem a estiagem e intensifiquem a colheita do grão. “Os trabalhos de retirada da soja ganham força a partir de agora, após as elevadas precipitações, que inviabilizaram a entrada de colheitadeiras na lavoura, principalmente no Sul do Estado, região que mais sofreu com as chuvas”, afirma Bortolotto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.