Buscar

Conab aponta queda de 26,5% na segunda safra de milho em MS

Projeção indica que estado deve colher 6,693 milhões de toneladas.Quebra da safra ocorreu em razão das variações climáticas.

(Foto: Reprodução/TV Morena)

Mato Grosso do Sul deve registrar na segunda safra de milho, a safrinha, uma queda de 26,5% em 2016 em relação a 2015, com a produção caindo de 9,108 milhões de toneladas para 6,693 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu 11º levantamento para o ciclo 2015/2016.

Conforma a Conab, a tendência de queda na produção do cereal no estado já havia sido identificada nos levantamentos anteriores e ocorre em razão das lavouras terem sido muito afetadas pelas variações climáticas desta temporada.

Em julho, por exemplo, a companhia destaca que houve redução nos volumes de chuvas em todo o estado, o que refletiu em um menor potencial produtivo das lavouras cultivadas tardiamente, principalmente as plantadas após o prazo limite do zoneamento agrícola de risco climático.

“De um modo geral são observadas lavouras com plantas mal desenvolvidas e de menor porte, com espigas menores e mal granadas, indicativos reais de quebras de produtividade relatadas em praticamente todos os municípios levantados”, destaca a Conab no levantamento.

Segundo a companhia, a situação das lavouras de milho safrinha do estado foi agravada ainda em julho pela ocorrência de geadas, principalmente nos municípios que ficam próximos a fronteira com o Paraguai. As geadas, de acordo com a companhia, teriam provocado 28,3% das perdas que ocorreram até o momento na safrinha. 

A Conab ressalta ainda que a colheita do cereal vem evoluindo lentamente nesta safra em razão das baixas temperaturas e umidade ainda disponível no solo, o que faz a planta alongar o ciclo e a espiga perder umidade mais lentamente.

A estimativa mais recente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), aponta que até o dia 29 de julho, 37,9% das áreas cultivadas com o grão no estado haviam sido colhidas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.