Buscar

Doença ameaça lavouras do Mato Grosso do Sul

MS é o terceiro estado do país em casos de ferrugem asiática 

(Foto: Divulgação Famasul)

Com 12 casos Mato Grosso do Sul é o terceiro estado do país em número de focos de ferrugem asiática em suas lavouras de soja nesta temporada ficando atrás apenas do Paraná, com 74 e do Rio Grande do Sul, com 49. Os dados são do Consórcio Antiferrugem, parceria público-privada que atua no combate a doença e, entre os dias 13 e 27 de dezembro,  contabilizou cinco novos casos elevando para o número de registros na safra 2015/2016, Conforme o consórcio, já foram registrados na parcial desta temporada 159 casos de ferrugem asiática no país. 

O primeiro caso confirmado nesta safra ocorreu em Dourados, depois foi descoberto um caso, também em Ponta Porã, e outro de soja guaxa, em Dourados, no dia 13 de novembro. Ainda em novembro, no dia 30, mas em lavouras comerciais, foram registradas duas ocorrências em Aral Moreira. Já em dezembro, o consórcio recebeu a informação de um caso em Amambai.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a ferrugem é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da cultura.  As plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, reduzindo o peso final dos grãos. Nas diversas regiões geográficas onde a ferrugem asiática foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.