Buscar

Fundação MS inicia apresentações de resultados sobre safra de soja em MS

A Fundação MS iniciou nesta segunda-feira (18), em Naviraí, as Apresentações de Resultados de Pesquisas referentes à safra 15/16, em parceria com o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Esta é a primeira cidade, neste ano, a receber o circuito de palestras, que continuará em outros sete municípios durante o mês de maio. O objetivo é levar ao produtor recomendações de novas tecnologias baseadas nos estudos realizados ao longo do ciclo. Ao todo, sete municípios receberão as palestras.

O pesquisador de fitotecnia soja da Fundação MS, Carlos Pitol, abordou sobre cultivares de soja da safra 15/16 e orientações para o próximo plantio. Desta forma, foram expostos alguns fatores que o produtor rural deve analisar antes de fazer uma escolha no campo, como condições climáticas, solo, resistência às pragas e época de semeadura.

A nutrição das plantas também foi assunto discutido, ministrado pelo pesquisador Douglas de Castilho Gitti, que apresentou algumas técnicas para o aumento da produtividade da soja. Os participantes puderam, ainda, tirar dúvidas sobre o manejo de pragas de doenças, por meio da palestra com o pesquisador José Fernando Grigolli, que explanou sobre proteção das plantas.

Na avaliação do diretor-executivo da Fundação MS, Alex Melotto, a iniciativa irá auxiliar produtores, técnicos, acadêmicos e outros profissionais da área, principalmente para a tomada de decisão para o próximo plantio. “Os resultados são apresentados com foco em cada região, com esclarecimentos de dúvidas sobre novas cultivares, produtividade e manejo de pragas e doenças”, explica.

As apresentações serão realizadas, ainda, em Dourados (13/05), Maracaju (17/05), Sidrolândia (19/05), Campo Grande (20/05), Rio Brilhante (24/05), Bonito (25/05) e Amambai (31/05). Outras informações podem ser obtidas pelo site www.fundacaoms.org.br ou pelo telefone (67) 3454-2631.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.