Buscar

Impacto da geada no milho será significativo para Sidrolândia e municípios vizinhos

Geada afetou 208 mil hectares de lavouras de milho em municípios

Cb image default
Divulgação

O resultado da geada para a safra de milho, resultou em prejuízo para os agricultores, entre os mais afetados estão os da cidade Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Dourados, Ponta Porã, Amambai, Caarapó e Naviraí. 

Com isso, as lavouras de milho, que já vinham sofrendo impactos com a estiagem, foram ainda mais prejudicadas.

"Nessas áreas mais baixas, estimamos que 20,6 mil hectares de milho foram danificados, o que totaliza uma área de 208 mil em todo o Estado" disse um analista da Aprosoja MS

Conforme o Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), aproximadamente 56% das lavouras sul-mato-grossenses de milho foram cultivadas no período ideal e 44% de forma tardia.

Mas as adversidades climáticas não pouparam nem quem respeitou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático e o mais recente boletim Casa Rural divulgado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) revisou as estimativas iniciais de produtividade e produção, indicando queda de 8,4% e 22,29%, respectivamente.

Inicialmente, o Siga-MS estimava que fossem colhidas 9,013 milhões de toneladas nos 2,003 milhões de hectares plantados no Estado, com média de 75 sacas por hectare. Contudo, na terceira semana de junho mudou essas projeções para 8,251 milhões de toneladas e 68,7 sacas por hectare.

A publicação apontou que a ocorrência de adversidades climáticas nas principais regiões produtoras do Estado, em especial o reduzido volume de chuvas, afetou diretamente o desenvolvimento fenológico e a granação do milho, levando a maioria das lavouras a serem enquadradas na classificação “regular e ruins”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.