Buscar

Inauguração de hortas agroecológicas abrem programação da XII Semana do Alimento Orgânico no MS

(Foto: Assessoria)

A XII Semana dos Alimentos Orgânicos, organizada em todo país pela Coordenação de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), teve início no último sábado (28), mas aqui no Mato Grosso do Sul as atividades e eventos começaram hoje, em parceria com as instituições e organizações que fazem parte da Comissão Estadual da Produção Orgânica (CPOrg/MS). Durante a semana outros eventos como: palestras, visitas técnicas a Unidades Demonstrativas de Adubos Verdes e Sistemas Agroflorestais, programações de Dia de Campo sobre manejo de adubos verdes e sementes crioulas, entre outros, estarão sendo desenvolvidos pela superintendência e as instituições membro da CPOrg/MS em Escolas Agrícolas, Universidades e assentamentos rurais, nos municípios de Sidrolândia, Maracaju, Corumbá, Glória de Dourados e Bandeirantes/MS.

A abertura dos eventos aconteceu nesta segunda feira (30), ás 09h, quando foram entregues e inauguradas as hortas agroecológicas do Asilo São João Bosco e do Orfanato Adventista Ligia Hans em Campo Grande. A inauguração contou com a presença do Superintendente Federal de Agricultura, Orlando Baez, e do representante da Secretária de Desenvolvimento e Agronegócio de Campo Grande, Dharli Campos. As duas hortas sociais foram implantadas pelos técnicos da SFA/MS e SEDESC com recursos arrecadados entre os servidores e a ATEFFA/MS. O sistema de irrigação das hortas e as seis mil mudas de frutíferas, nativas e hortaliças, foram adquiridos com doações.

No Asilo foram plantados aproximadamente três mil mudas de abacaxi, bananas, arvores frutíferas e nativas no sistema agroflorestal, consorciado com milho crioulo, mandioca, batata doce e leguminosas usadas como adubos verdes (Crotalária espectabilis, Feijão de porco, Feijão gigante, Labe labe e Guandu anão), tendo em vista a recuperação da fertilidade natural do solo e o controle biológico da população de nematoides parasitas que infestaram a horta. A área encanteirada pela SEDESC foi destinada a dez espécies de hortaliças em uma área de aproximadamente três mil metros quadrados. O Projeto Farmácia Viva terá uma área de aproximadamente 800 metros quadrados para o plantio de ervas medicinais. Esse projeto será desenvolvido por técnicos da UFMS e FIOCRUZ. O mesmo sistema de produção consorciado com frutíferas, hortaliças e adubos verdes foi utilizado no orfanato. A intenção dos técnicos da DPDAG/SFA/MS é transformar os dois projetos em áreas de produção orgânica no sistema de certificação participativa.

Os recursos utilizados, pouco mais de dois mil reais, para aquisição de insumos e instalação do sistema de irrigação, foram doados pelos servidores e técnicos da SFA/MS e da SEDESC. As duas toneladas de calcário utilizados foram doados pela Mineração Bodoquena e remanejada da Estação Experimental de Adubos Verdes do MAPA em Bandeirantes. As oito toneladas de compostagem utilizadas foram doadas pela Organoeste e ACQM. As mais de três mil mudas de abacaxi, banana e mandioca foram doadas pelo servidor da SFA e agricultor, Vilson Manoel da Silva. As três mil mudas de hortaliças foram doadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Agronegócio da capital. A mão de obra utilizada foi dos próprios servidores na implantação das hortas foi doada pela SEINTRA, que também contratou uma pessoa para executar os serviços e manutenção do projeto.

As hortas agroecológicas do Orfanato Adventista Ligia Hans e do Asilo São João Bosco, fazem parte das ações de fomento a produção orgânica e agroecológica, por meio do Programa Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes e Sementes Crioulas, desenvolvido no estado, pelos técnicos da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário da SFA/MS em parceria com a Comissão Estadual da Produção Orgânica e a SEDESC. Os dois projetos receberão acompanhamento dos responsáveis técnicos da SFA/MS e SEDESC.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.