Buscar

Plantio de soja chega a 45%, mesmo com atraso na semeadura em MS

A estimativa é de que haja um aumento de 2,4% da área plantada no Estado

Cb image default
Divulgação

A semeadura da safra 2016/2017 de soja está 7,6% atrasada na comparação com o mesmo período do ciclo 2015/2016. O motivo da queda deve-se a escassez de chuvas, principalmente na região norte do Estado, segundo levantamento do Sistema de Informação Geográfica (Siga MS), da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS).

Com o solo apresentando pouca umidade, muitos produtores optaram por adiar o início do plantio, o que acarretou o decréscimo da semeadura. Até o momento, foram plantados aproximadamente 1,1 milhão de hectares em Mato Grosso do Sul, o que significa que 45,5% das lavouras do Estado já foram semeadas.

De acordo com as informações apuradas por técnicos do Siga MS, a região sul do Estado está com porcentagem média de área plantada mais avançada, em torno de 56,6 %. Nesta região, o município de Coronel Sapucai já encerrou a semeadura. As outras regiões do Estado já se aproximaram de 80% de área plantada.

Na região norte, apenas 24,7% das lavouras foram semeadas e os municípios de Alcinópolis, Camapuã e Paraíso das Águas ainda não iniciaram o plantio. Já a região centro apresenta 31,2% da área plantada, sendo o município de Bandeirantes o mais avançado, com 40% do plantio concluído.

A estimativa é de que haja um aumento de 2,4% da área plantada em Mato Grosso do Sul, o que resultaria em 2,46 milhões de hectares na safra 2015/16, para 2,52 milhões de hectares na safra 2016/17. Projeta-se também o acréscimo de 2,4% na produção do grão, passando de 7,601 milhões de toneladas na safra anterior, para 7,787 milhões de toneladas nesta safra. Já a produtividade deverá se mantiver estável, em 51,5 sc/ha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.