Publicado em 24/06/2016 às 09:00, Atualizado em 26/10/2016 às 15:19

Preço do milho cai a medida que colheita da safrinha avança em MS

Em período de 20 dias em junho, valor da saca recuou 24% no estado.Além da colheita, câmbio também está influenciando no preço.

, G1/MS
Colheita do milho safrinha atingiu 6% da área cultivada em Mato Grosso do Sul (Foto: Aprosoja/MS/Divulgação)

O preço da saca de 60 quilos de milho registrou uma queda de 24% em Mato Grosso do Sul entre os dias 1º e 20 de junho. Segundo a Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Sistema Famasul), o valor do cereal está sendo pressionado pelo aumento da oferta que ocorre com a evolução da colheita da safrinha.

De acordo com os dados da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), até o momento, a colheita de milho no estado atingiu 6% dos 1,740 milhão de hectares cultivados, o que representa aproximadamente 88,6 mil hectares.

Para o analista econômico da entidade, Luiz Gama, outro fator que está pressionando o preço do milho é variação cambial do período. "Do começo do mês até esta semana, o dólar recuou 6,2%, atingindo R$ 3,39, considerando que o câmbio é uma das principais variáveis na formação do preço interno".

Apesar da queda em junho, o valor do milho contabiliza uma alta nominal de 145% em comparação a junho de 2015, período em que a commoditie era vendida a R$ 17 a saca.

Para  Gama, essa alta também é explicada pelo dólar, entretanto, no sentido inverso, considerando que a moeda americana hoje vale mais que no ano passado, trazendo competitividade ao produto no mercado internacional. 

Com isso, em 2016 houve um forte crescimento nas exportações do setor. "Entre janeiro e maio deste ano, os embarques internacionais do setor atingiram 1,2 milhão de toneladas, contra 371 mil toneladas vendidas no mesmo período do ano passado, o que representa um crescimento de 229%", concluiu o analista.