Buscar

Sidrolândia recebe apresentação com resultados da safra de soja 15/16

(Foto: Shutterstock)

A Fundação MS, em parceria com o Senar/MS, continua com as apresentações de resultados de pesquisas sobre a safra 15/16. Depois de ter passado por Maracaju, na última terça-feira (17), a ação será realizada em Sidrolândia, nesta quinta-feira (19), no Sindicato Rural do município, onde haverá palestras com os resultados dos campos de competição entre variedades de soja, testes de produtos para o manejo e controle de pragas da soja e adubação do sistema.

O pesquisador de fitotecnia soja da Fundação MS, Carlos Pitol, destaca fatores que devem ser analisados antes de se fazer uma escolha no campo, como condições climáticas, solo, resistência às pragas e época de semeadura. “São orientações que auxiliam o produtor rural na tomada de decisão”, esclarece. Já o pesquisador Douglas de Castilho Gitti falará sobre nutrição das plantas, apresentando algumas técnicas para o aumento da produtividade da soja.

Os estudos sobre controle de pragas e doenças na soja também serão abordados, bem como os aspectos fitossanitários. O pesquisador José Fernando Grigolli explica que foram feitos testes com diversos produtos em situações distintas, objetivando o melhor posicionamento de cada um deles, reduzindo o risco inadequado dos produtos.

“Isso tudo leva os produtores a um cenário favorável de manejo, diminuindo o impacto na natureza. Consequentemente, as perdas de produção tendem a diminuir em função desses ataques”, alega Grigolli, que enfatiza, ainda, a questão da adubação realizada e a escolha do material genético utilizado, fatores que influenciam diretamente nos índices de produtividade.

O circuito percorre, ainda, outras cidades até o fim do mês: Campo Grande (20/05), Rio Brilhante (24/05), Bonito (25/05) e Amambaí (31/05). Outras informações, bem como programação completa das apresentações, podem ser obtidas pelo site www.fundacaoms.org.br ou pelo telefone (67) 3454-2631.

Serviço

Apresentação de Resultados de Pesquisa – Safra 2015/2016 – Sidrolândia

Local: Sindicato Rural de Sidrolândia – Rua Pernambuco, 360.

Data: 19/05/2016

Horário: 8h

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.