Buscar

Soja se desenvolve bem em Sidrolândia/MS, mas alta pressão de lesmas e caramujos preocupa os produtores

A safrinha de milho 2022 também deverá ser beneficia pelo plantio eficiente da soja.

Cb image default
Divulgação

Os produtores de Sidrolândia no Mato Grosso do Sul tiveram uma janela muito adequada para o plantio da safra de soja 2021/22, que ficou todo dentro do mês de outubro e com chuvas em volume necessário.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Paulo Renato Stefanello, houve até excesso de precipitações em alguns pontos, que demandaram pequenos replantios, mas também contribuem com a recomposição do lençol freático que serve de segurança para secas mais à frente.

A grande preocupação neste momento é o alto índice de presença de lesmas e caramujos nas lavouras. A liderança destaca que não há moléculas específicas para o controle dessas pragas na soja, o que torna o controle destes invasores muito difícil.

Mesmo com estes percalços, a expectativa do município é atingir bons índices de produtividade, já que as previsões para o restante do ciclo não apontam eventos de seca grave pela frente.

A safrinha de milho 2022 também deverá ser beneficia pelo plantio eficiente da soja. O presidente aponta que a colheita da soja deve começar no final de janeiro, se estender por fevereiro e acabar no começo de março, garantindo o término da semeadura do milho até o dia 10 de março.

Já do lado do mercado, as negociações estão mais lentas do que anos anteriores. Stefanello contabiliza as vendas antecipadas da soja em apenas 20% após os produtores perderem a grande alta de preços da safra passada. Na visão dele, essa situação é preocupante, pois com uma grande produção pela frente os preços podem cair no futuro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.