Buscar

Vitrine tecnológica vai expor inovações no manejo de sementes durante Showtec

Estação auto-explicativa apresenta ao produtor variações no cultivo de milho e soja

Cb image default
Divulgação

Uma das atrações do Showtec 2018, que acontece de 17 a 19 de janeiro em Maracaju, será a vitrine tecnológica, promovida pela Fundação MS, entidade organizadora do evento. A estação auto-explicativa tem como objetivo apresentar ao produtor o comportamento das principais tecnologias nas lavouras de soja e milho e buscar alternativas na produção, sempre em busca de melhor eficiência e produtividade.

Uma das pesquisas apresentadas irá abordar a biotecnologia para controle de lagartas no cultivo de milho, por meio de uma linha do tempo que vai desde o milho convencional até a última tecnologia apresentada no ano passado. “O objetivo é mostrar para os visitantes como cada tecnologia se comporta no controle de pragas”, explica o pesquisador Fernando Grigolli.

Outro tema abordado será a fitotoxidez de herbicida na cultura da soja, em busca de identificar e avaliar estes sintomas na planta após a aplicação. “Com o aumento de plantas daninhas de difícil controle, alguns produtores têm optado pelos herbicidas antigos, que caracterizam injúrias na planta. Fizemos a aplicação para identificar estes sintomas e avaliar os prejuízos de acordo com cada produto disponível no mercado”, esclarece.

Ainda na cultura da soja, a estação irá apresentar uma vitrine para avaliar a qualidade de sementes de soja por meio da comparação entre sementes de alto vigor e baixo vigor. Outra estação irá avaliar o comportamento das plantas de soja em diferentes densidades de semeadura na lavoura. “Algumas sementes toleram e produzem resultados em alta densidade; outras, apresentam rendimento melhor em densidade mais baixa. O objetivo é avaliar como a planta se comporta em um ambiente mais competitivo”, explica o pesquisador André Bezerra.

O pesquisador de manejo e fertilidade do solo da Fundação MS, Douglas Gitti, comenta que haverá, também, uma mostra onde o produtor poderá verificar uma demonstração do plantio de soja em milho, feito em diferentes velocidades: 4 km/h, 6 km/h, 9 km/h e 12km/h. O público poderá visualizar que, a medida que a velocidade do plantio cresce, há um aumento da movimentação do solo na entrelinha, o que pode prejudicar a distribuição da planta e aumentar o número de folhas no plantio. “O objetivo é mostrar as melhores velocidades a serem utilizadas no momento do plantio e contribuir na uniformidade da plantas na área”, ressalta.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta, ainda, com o apoio do Sicredi, A Granja, Agrisus, Embrapa, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Maracaju.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.