Buscar

15 mil crianças deixaram de ser imunizadas durante campanha contra a pólio

Conforme último balanço da Sesau, 71% do público-alvo foi imunizado em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Conforme dados parciais da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) aproximadamente 15 mil crianças entre seis meses e cinco anos, deixaram de ser imunizadas contra a poliomielite em Campo Grande durante o périodo de vacinação, que termina nesta sexta-feira (04). Segundo último balanço da Sesau, até agora, pouco mais de 71% do público-alvo foi vacinado.

De acordo com a gerente técnica do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Kanaoka ,38.922 crianças receberam a dose da vacina. A meta era imunizar pelo menos 95% das 54.387 crianças dessa faixa etária.

Segundo a servidora, os números foram coletados até o dia 31 de agosto, e devem ser atualizados na segunda-feira (07). Apesar do período de pouco mais de uma semana, seguido de prorrogação da campanha de imunização em todo o Estado, os números não devem ter aumento significativo.

Conforme Cássia, os números são preocupantes, tendo em vista que nos últimos anos a meta de vacinar 95% do público-alvo foi atingida. No entanto, ela ressalta que nos anos anteriores as campanhas foram prorrogadas por mais de uma vez para garantir que todas as crianças fossem imunizadas.

Ela reitera que campanha é um reforço contra a doença, por isso os pais não podem deixar de levar os filhos menores de cinco anos aos postos.

No Estado, a meta era vacionar cerca de 180 mil crianças, com faixa etária de 2 meses a 4 anos de idade. Até agora, conforme divulgado pela SES (Secretaria de Estado e Saúde), apenas 65% das crianças foram vacinadas. Não há previsão da campanha ser prorrogada novamente.

Durante a campanha estão sendo ofertadas, também, as vacinas do calendário básico de vacinação dos menores de cinco anos. O objetivo é diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas com as doses, além de reduzir o índice de crianças com esquema vacinal incompleto.

O horário de atendimento nos 64 postos da Capital é das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.