Buscar

Advogados se manifestam contra posicionamento da OAB-MS em favor do impeachment

Advogados protocolaram documento na OAB-MS nesta quarta-feira. (Foto: Divulgação)

Grupo de advogados de Mato Grosso do Sul protocolou nesta quarta-feira (23) documento com mais de 100 assinaturas questionando posicionamento favorável da OAB-MS (Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul) quanto a abertura do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). 

O grupo se reuniu por volta das 10h30, na sede da OAB-MS para entregar o documento que, entre outros pontos, conclama pela defesa das prerrogativas dos advogados, ao presidente da seccional de MS, Masour Elias Karmouche.

A advogada Giselle Marques ressalta que o documento reivindica a firme atuação da entidade a respeito da violação do sigilo profissional entre advogado e cliente, prática que fere o Artigo 5º, Inciso XV da Constituição Federal e o artigo 7º, Inciso II, do Estatuto da Advocacia que, conforme o grupo, teria acontecido no âmbito da Operação Lava Jato. 

Além disso, Giselle lembra que o documento pede ainda providências em relação ao pedido de afastamento do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), feito pelo Conselho Federal da Ordem.

O ponto principal deste documento é mostrar a nossa preocupação quanto a violação das prerrogativas dos advogados, que neste caso, foram gravemente feridas. O que a gente cobra é um posicionamento mais incisivo da ordem. Outro ponto é que, existe um foco direcionado no impeachment e nada se fala sobre o pedido de afastamento de Eduardo Cunha, mesmo ele sendo réu em um processo”, ponderou.

Conforme a advogada, o presidente da seccional se mostrou aberto a debater as reivindicações, sendo que o único ponto divergente é quanto a abertura do processo de impeachment.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.