Buscar

Alerta de dengue preocupa mais moradores de bairro na capital de MS

Bairro Guanandi, em Campo Grande tem maior incidência do Aedes. Dono de ferro velho na região foi preso após descoberta de focos no local

Acúmulo de objetos em ferro-velho representa risco de saúde para moradores (Foto: Fabiano Arruda/ TV Morena)

O bairro Guanandi tem a maior incidência de focos do Aedes aegypti de Campo Grandex, pela segunda semana seguida, conforme a prefeitura do município. Na quarta-feira (2), o dono de um ferro-velho no bairro foi preso depois de uma força-tarefa do Centro de Controle de Endemias (CCEV) que encontrou vários focos do mosquito no local. O estabelecimento continua interditado.

Entre as casas e prédios antigos no bairro, que é um dos mais antigos de Campo Grande, estão escondidos diversos locais com focos do mosquito. Na região, carcaças de veículos são encontradas na rua e em calçada, sem cobertura e com água da chuva acumulada.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram 15 mil atendimentos no Centro Regional de Saúde do bairro Guanandi no primeiro bimestre de 2016. Do total, 40% estão relacionados à dengue.

No ferro-velho em que o proprietário foi preso, cerca de 20 funcionários da prefeitura trabalham na limpeza do local. A descoberta dos focos foi após várias denúncias de vizinhos. Para retirar o lixo e pneus do local foram utilizados 24 caminhões. Por conta disso, o proprietário foi preso em flagrante e deve responder por crime ambiental. A limpeza deve acabar na sexta-feira (5).

Além do ferro-velho interditado, existem outros cinco estabelecimentos com problemas semelhantes. A situação preocupa os moradores.Ferro-velhoO proprietário do local foi preso por poluição ambiental, furto de energia e água e por expor a perigo a vida e saúde de outra pessoa, segundo informou ao G1 o delegado Wilton Vilas Boas, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turistas (Decat).Alcides Ferreira, coordenador do Centro de Controle de Endemias (CCEV), afirmou que o ferro-velho representa risco à saúde dos moradores da região por conta da grande aglomeração de sucatas e outros objetos em terrenos a céu aberto e sem cuidado. O problema existe há cerca de 30 anos, segundo vizinhos do local. Outro problema verificado anteriormente é furto de energia e água.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.