Buscar

Após chuva, erosão destrói principais acessos à cidade no sul de MS

Moradores usam rota alternativa por estrada de terra para entrar e sair.Tacuru está entre os 14 municípios que decretaram situação de emergência.

Dos municípios da região sul, atingidos por temporais na semana passada em Mato Grosso do Sul, Tacuru, a 407 km de Campo Grande, é o mais afetado. Uma erosão nas extremidades da cidade deixou a região com os principais acessos de entrada e saída interditados. O buraco que se abriu na rodovia engoliu parte do asfalto e levou junto postes de energia.

Segundo a coordenadoria estadual de Defesa Civil, dos 15 municípios afetados pelas chuvas na região sul, 14 decretaram situação de emergência. A prefeitura diz que precisa da ajuda do estado e da União e decretou estado de emergência. Desde o começo do problema, o buraco ficou ainda maior. A alternativa dos moradores é usar um desvio por estrada de chão. Na zona rural, mais de 10 pontes foram levadas pelas águas da chuva.

Quem mora no assentamento Água Viva está praticamente ilhado. Imagens feitas por moradores da região mostram uma oficina desbarrancando durante a chuva e a força da água do córrego.

Os meteorologistas dizem que, em novembro, choveu na região o dobro da média história. Dos municípios afetados, o único que ainda não está nessa situação é Mundo Novo. Moradores da região ainda temem novos deslizamentos e prejuízos. O prefeito da cidade, Paulo Pedro Rodrigues, calcula que o prejuízo possa passar dos R$ 10 milhões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.