Buscar

Após reunião no Planalto, governo promete tropas federais para o Rio

Presidente Dilma Rousseff teve encontro com governador Sérgio Cabral.Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) são alvos de ataque do crime.

O ministro José Eduardo Cardozo (esq.) e o governador Sérgio Cabral (PMDB) durante entrevista no Palácio do Planalto (Foto: )

O governo anunciou nesta sexta-feira (21) que vai enviar tropas federais para ajudar na segurança pública no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, após reunião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

O governador foi a Brasília para pedir auxílio ao governo federal, depois de ataques a Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) na capital fluminense.

Na noite desta quinta-feira (20), houve ataques às comunidades pacificadas de Manguinhos, Camarista Méier e Complexo do Alemão. Dois policiais ficaram feridos. As regiões amanheceram com policiamento reforçado. As Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) da cidade estão em alerta máximo, segundo o comandante das bases, Frederico Caldas.

Cabral atribuiu os ataques às UPPs a uma tentativa de desmoralizar a política e segurança do Rio. Eles querem que nós recuemos. Nós vamos avançar, com o apoio da presidente Dilma e do governo federal. É um momento em que as UPPs estão sendo provocadas, uma tentaiva clara de desmoralizar a politica de pacificação que fez do Rio de Janeiro uma referência em ocupação territorial, disse o governador.

Cardozo e Cabral informaram que na próxima segunda-feira (24), no Rio, haverá uma reunião entre representantes do Ministério da Justiça, do Ministério da Defesa e do governo estadual para definir detalhes do auxílio federal no plano de segurança.

No entanto, de acordo com Cardozo, o reforço das tropas federais já estará disponível neste fim de semana, caso seja necessário.

Sem prejuízo à nossa reunião de segunda, o governo federal já estará apoiando medidas que possam ser tomadas no fim de semana. Governo federal e governo do Rio são mais fortes juntos que o crime organizado, disse o ministro.

Cardozo foi questionado por jornalistas sobre a segurança na Copa do Mundo. Ele afirmou que o governo está seguro de que teremos uma excelente Copa. Temos um plano para a Copa do Mundo, que foi exaustivamente discutido com os governos estaduais, afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.