Buscar

Bolsonaro convida Temer para chefiar missão no Líbano, mas é proibido de deixar o país sem autorização judicial

O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo (9) que convidou seu antecessor no cargo, Michel Temer, para chefiar uma missão oficial do Brasil no Líbano.

Cb image default
Divulgação

Durante a videoconferência internacional para arrecadar doações para o país, Bolsonaro lamentou a explosão que matou mais de 150 pessoas na capital Beirute e lembrou que o Brasil abriga a "maior diáspora libanesa no mundo", com 10 milhões de descendentes que formam uma "comunidade dinâmica, trabalhadora e participativa".

Segundo o presidente, partirá "nos próximos dias" uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com "medicamentos e insumos básicos de saúde, reunidos pela comunidade libanesa". "Também estamos preparando o envio por via marítima de 4 mil toneladas de arroz para atenuar a perda dos estoques de cereais destruídos na explosão", acrescentou.

Além disso, Bolsonaro disse estar acertando com o governo do Líbano o envio de uma equipe multidisciplinar para colaborar na "perícia da explosão". "Convidei, como meu enviado especial e chefe dessa missão, o senhor Michel Temer, filho de libaneses e ex-presidente do Brasil", declarou.

O ex-presidente é alvo de sete processos que tramitam no Rio, no Distrito Federal e em São Paulo e chegou a ser preso preventivamente pela operação Lava Jato fluminense em março de 2019.

Ao deixar a cadeia, o ex-presidente teve o passaporte retido, uma das condições impostas ao sair da prisão. Por duas vezes, em 2019, recorreu a juízes de segunda instância para fazer viagens internacionais.

Filho de libaneses, Temer foi convidado para liderar a missão brasileira de apoio ao país no Oriente médio.

A capital libanesa foi atingida por uma enorme explosão na última terça (4) em sua região portuária, o que deixou ao menos 158 mortos, além de cerca de 6.000 feridos.

Em nota, Temer se disse honrado com o convite. "Quando o ato for publicado no Diário Oficial serão tomadas as medidas necessárias para viabilizar a tarefa", afirmou. Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com ajuda humanitária deve partir para o Líbano nos próximos dias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.