Buscar

Campanha de HPV pretende imunizar 80% das meninas entre 11 e 13 anos

A campanha nacional de vacinação contra o HPV é destinada a meninas de 11 a 13 anos que serão vacinadas em postos de saúde e escolas públicas e privadas. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% do público-alvo.

A campanha acontece no período de 10/03 a 10/04 e a população alvo neste ano são as meninas entre 11 e 13 anos. Trata-se de um vírus altamente contagioso sendo a via sexual a principal forma de transmissão, mas também pode haver transmissão da mãe para o bebê, durante a gravidez e o parto (transmissão vertical).

“A transmissão do HPV ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A maioria das infecções pelo HPV é transitória, sendo combatida pelo sistema imune e regredindo entre seis meses e dois anos” explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cravinhos, Gisleine Bosquim.

O período para o aparecimento das primeiras manifestações clínicas é de aproximadamente 2 a 8 meses, podendo demorar até 20 anos. Estima-se que apenas 10% das pessoas infectadas irão apresentar alguma manifestação clínica como a lesão precursora do câncer de colo de útero e as verrugas genitais.

A vacina contra o vírus HPV que está sendo utilizada é a quadrivalente, que protege contra os vírus dos tipos 16 e 18, de alto risco oncogênico, associado ao câncer de colo de útero; e contra os vírus dos tipos 6 e 11, de baixo risco oncogênico, associados a lesões benignas, como as verrugas genitais.

“A vacina é uma importante estratégia para a redução dos casos de câncer em mulheres. Há evidencias de que a vacina confere maior proteção e indicação para as pessoas que nunca foram expostas ao vírus”, diz Gisleine Bosquim.

O esquema vacinal adotado pelo Ministério da Saúde no Brasil é o de três doses, sendo a primeira realizada neste mês, a 2ª dose em setembro e a 3ª e última dose após cinco anos da 1ª dose. A via de aplicação é a intramuscular.

A vacina contra o vírus HPV está sendo realizada em todas as meninas matriculadas nas escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares. Devido ao período da campanha ser ampliado, as ações de vacinação nas escolas serão realizadas em blocos.

As vacinas também poderão ser recebidas no Centro de Saúde II no horário das 7h às 16h de segunda a sexta-feira e na UBS João Berbel II nos horários das 8h às 11h e das 13h às 16h. É obrigatória a apresentação do cartão de vacinas ou documento de identificação.

Reportagem: Jamila Grecco

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.