Buscar

Cantareira tem nova queda e chega a nível menor que 14% pela primeira vez

Volume acumulado chegou a 13,8% nesta sexta-feira (28).Não chove desde segunda (24) na região dos reservatórios.

Represa de Joanópolis (SP), parte do Cantareira. (Foto: Luis Moura/Estadão Conteúdo)

Os reservatórios do Sistema Cantareira seguem acumulando baixas em seus níveis e bateram mais um recorde após a medição desta sexta-feira (28). O índice chegou a 13,8% e, pela primeira vez na história, atingiu um volume acumulado menor do que 14%.

O nível é 0,2% menor do que o registrado na quinta-feira (27), que era de 14%. Cumprindo as expectativas dos meteorologistas, que previram pouca chuva para o outono, já não chove desde segunda-feira (24).

“A tendência é de redução das chuvas. O que tinha que chover, não choveu no verão. Agora é uma estação de transição, ainda chove um pouco, mas a tendência é de redução”, disse Kleber Souza, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet).

Recorde também no Alto TietêAtualmente com 37,6% da capacidade, o Sistema Alto Tietê tem o nível mais baixo dos últimos dez anos para o mês de março. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), desde dezembro as represas da região abastecem parte da Zona Leste da capital, que normalmente é atendida pelo Sistema Cantareira.

De lá para cá, o Sistema Alto Tietê viu seu volume de água cair 11,3%. A Sabesp informou que, com a mudança, 1,6 milhão de pessoas passaram a receber água do Sistema Alto Tietê e também do Guarapiranga.

O governo estadual tomou a medida de emergência em razão do nível crítico do Sistema Cantareira, mas a decisão só foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin em 6 de março. Contudo, a Sabesp afirma que a produção de água do sistema continua em 14,65 m³/s, mesmo após o plano de emergência. A Sabesp não informou se há um tempo limite para uso dos recursos do Alto Tietê.

Saiba como economizarPara economizar água, a Sabesp recomenda que o consumidor adote algumas atitudes diárias. Veja abaixo:

- Tome banhos rápidos e feche a torneira ao se ensaboar;- Lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboá-la;- Não lave a calçada nem o quintal, use a vassoura;- Ao lavar o carro, use um balde;- Acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;- Deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba.

Outro fator que colabora para o desperdício de água são os vazamentos. A Sabesp oferece um curso gratuito que ensina práticas simples para identificar possíveis problemas em instalações hidráulicas. O programa é aberto ao público em geral e é ministrado nos períodos da manhã e da tarde.

Os participantes recebem uma cartilha explicativa ilustrada e um certificado de conclusão.Quem se interessar deve procurar a regional da Sabesp mais próxima de sua residência. Visite o site da empresa para conferir os endereços.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.