Buscar

Conheça os oito erros que atrapalham você na hora de conseguir um trabalho

Procurar emprego na crise aumenta exigência sobre o trabalhador

Não faça um currículo complicado de analisar (Foto: )

Procurar emprego durante o atual cenário de crise em diversos setores exige muito mais dos trabalhadores.

As vagas estão mais tímidas, mas continuam abertas e, por isso, quem precisa trabalhar deve se atentar a alguns erros frequentes.

Superar essas deficiências, garante a especialista em recursos humanos e consultora da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande, Márcia Fachini, permite garantir o tão sonhado trabalho.

É preciso se reinventar sempre. A carreira é de cada um e o segredo do sucesso é a atitude que você toma para crescer, opinou.

Veja os oito erros mais comuns cometidos por quem procura emprego.

COMPLICAR O CURRÍCULO

Sua apresentação na hora de pedir emprego é o currículo. Quando se disputa uma vaga com poucas pessoas, entregar um documento com capa e várias páginas pode ser analisado pelo recrutador, mas ele dará preferência para quem for sucinto. Se o cargo é disputado por dezenas ou mesmo centenas de pessoas, quem leva um currículo muito floreado, com capa e informações truncadas, vai ser certamente eliminado.

FALTA DE QUALIFICAÇÃO

Não tem desculpa com relação a esse quesito. Até porque atualmente há dezenas de qualificações gratuitas online. O profissional que não se recicla fica para trás na hora de apresentar um currículo ou passar por avaliação do empregador. Esse, inclusive, é considerado como um dos erros mais graves.

DEFICIÊNCIA COM O PORTUGUÊS

Saber se comunicar e falar corretamente pesam muito na hora da entrevista de emprego. Dependendo do cargo almejado, uma falha é crucial para ser desclassificado. Quem precisa de ajuda pode procurar aplicativos no celular que oferecem aprimoramento na língua portuguesa.

SE FAZER DE VÍTIMA

Quem procura emprego muitas vezes acaba encontrando justificativas para o fracasso. Isso pode ser entendido como vitimização. O melhor caminho, orienta especialista, é identificar as deficiências e ter atitude para dar a volta por cima. Nesse momento, dedicação é fundamental para superar as dificuldades.

NÃO TER ATITUDE

A dica de especialista: atitude é palavra chave. Você precisa ser protagonista da sua história, por isso procure estar bem atento ao que a vaga que você pleiteia exige, como é a empresa que pretende trabalhar e saiba se posicionar sobre seus conhecimentos na hora de ser questionado.

FICAR NA ZONA DE CONFORTO

Ao procurar emprego, você precisa enfrentar desafios, convencer as pessoas sobre seu potencial e mostrar que tem habilidade para assumir a vaga que quer trabalhar. Às vezes, é preciso ousar para conseguir aquele trabalho. Aceitar sair da zona de conforto e passar para a zona de coragem. Isso quer dizer arriscar e assumir responsabilidades. Muito importante lembrar que empresa nenhuma quer folgado em seu quadro.

NÃO CUIDAR DA VIDA VIRTUAL

Essa dica não é brincadeira. O que você posta no seu Facebook e em outras redes sociais diz um pouco de quem é você. Quem critica o ex-chefe, por exemplo, pode ser visto como o funcionário que reclama e não é pró-ativo para propor melhorias ou entender que precisa mudar de trabalho para encontrar sua felicidade profissional. As redes sociais são bases sempre analisadas por empregadores para tentar traçar o perfil de quem está se candidatando para uma vaga. Pode ser certeza, sua vida virtual tem relação decisiva na hora de uma contratação.

RECLAMAR DA SORTE

Na hora de procurar emprego, sorte pode não ser exatamente o que falta para você. A deficiência no aprimoramento profissional, ausência de iniciativa, entre outros casos podem estar te atrapalhando. Reveja detalhes, faça uma análise para tentar entender o que está dando errado e trabalhe para corrigir. Especialista garante que quem se dedica vai ter sucesso, ou, como alguns dizem, sorte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.