Publicado em 20/11/2013 às 09:33, Atualizado em 26/10/2016 às 08:35

Defesa de Dirceu pede à Justiça que ex-ministro vá para o semiaberto

Desde a última sexta, ex-chefe da Casa Civil está preso em tempo integral.Advogado de Kátia Rabello pediu que a cliente dele seja transferida para MG.

, G1.com

O criminalista José Luís de Oliveira Lima, responsável pela defesa do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, se reuniu nesta segunda-feira (18) com o juiz da Vara de Execução Penal do Distrito Federal, Ademar Vasconcelos, para reforçar o pedido para que o cliente dele seja transferido do regime fechado para o semiaberto (regime pelo qual o detento pode sair para trabalhar durante o dia e tem de voltar à noite para dormir na prisão).

O ex-ministro está preso desde o último sábado (16) no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, no Centro de Detenção Provisória, uma unidade da Polícia Federal dentro do presídio. 

Segundo Oliveira Lima, no mesmo dia em que Dirceu foi transferido para a capital federal ele protocolou uma petição questionando as condições de prisão de seu cliente.

Dirceu foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 10 meses de prisão, sentença que o submeteria inicialmente ao regime fechado.

No entanto, como os magistrados da Suprema Corte admitiram a possibilidade de o ex-chefe da Casa Civil ser julgado novamente pela acusação de formação de quadrilha, sua defesa entende que ele teria direito a começar a cumprir a pena no semiaberto.