Buscar

Dia Mundial da Saúde: veja sete dicas para uma vida saudável

Nesta segunda-feira, 7 de abril, está sendo celebrado o Dia Mundial da Saúde. Criada no ano de 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data adverte para importância de adquirir hábitos mais saudáveis. Entretanto, grande parte da população mundial negligencía os cuidados com a própria saúde. Sendo assim, baseado em declarações de especialistas, o SRZD mostra que conquistar uma rotina mais agradável não requer sacrifícios absurdos. Veja abaixo sete dicas fundamentais!

Alimentação saudável

Se alimentar de forma saudável é o primeiro passo para garantir um dia com disposição e energia. Para isso, não é preciso parar de comer besteiras. A palavra-chave é moderação. Entretanto, evite alimentos gordurosos, processados e com alto teor de sódio. Eles são grandes vilões do coração. Inclua frutas, verduras e hortaliças no cardápio.

Consumir água

O corpo humano é constituído por cerca de 70% a 75% de água. Além de ser responsável pelo transporte de diversos nutrientes em nosso organismo, ela mantém o bom funcionamento dos rins, filtrando toxinas e minerais. Uma hidratação deficiente pode ocasionar diversos problemas, entre eles cálculos renais. Por recomendação, um adulto deve beber de 1,5 a dois litros desse líquido por dia.

Realizar atividades físicas

Observe as oportunidades para se exercitar no seu dia a dia. Em casa ou no trabalho, utilize a escada ao invés do elevador. Caso se sinta com mais disposição, vá pedalando à padaria. Olhe ao seu redor, e certamente encontrará diversas alternativas.

Olhos saudáveis

Segundo dados da OMS, 285 milhões de pessoas sofrem de alguma deficiência visual no mundo inteiro. Desse total, 39 milhões são cegas. A oftalmologista Kátia Mello ressalta a importância de visitas periódicas a um especialista, além de cuidados diários com a visão. O diagnóstico precoce e o tratamento contínuo são as melhores formas de controle de doenças como o glaucoma, por exemplo, que pode causar perdas visuais irreversíveis, alerta. Portanto, não utilize colírios sem prescrição médica ou óculos escuros sem qualidade.

Pele protegida

Evite se expor ao sol entre às 10h e 16h sem proteção solar. Esta dica também é válida para o cotidiano, isto é, a caminho de casa, faculdade, trabalho, etc.

Sono prazeroso

Um bom período de sono eleva a disposição e energia para o próximo dia. Entre os efeitos colaterais de uma noite mal dormida estão a falha de memória, cansaço, dor de cabeça e irritação. Especialistas recomendam oito horas diárias de descanso.

Tridicas

Três dicas em uma para completar a lista. Mantenha a higiene, lavando as mãos antes das refeições e após idas ao banheiro. Além disso, tome banhos regulares e não esqueça a higiene bucal. Caso tenha algum vício, procure um tratamento. Por fim, pratique sexo com camisinha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.