Buscar

Dono de ferro-velho vai para presídio após flagrante de focos de Aedes

Acúmulo de objetos em ferro-velho representa risco de saúde (Foto: Fabiano Arruda/ TV Morena)

Depois de ser preso em flagrante por crimes ambientais na última quarta-feira (2), o dono de um ferro-velho onde foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti foi encaminhado a um presídio de Campo Grande, após audiência de custódia realizada na quinta-feira (3). A informação foi passada ao G1 pelo delegado Wilton Vilas Boas, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turistas (Decat).

José Ferreira da Silva, de 68 anos, é proprietário de um ferro-velho na rua Jatobá, no bairro Guanandi. O local passou por uma vistoria surpresa durante uma força-tarefa de combate ao vetor e os agentes encontraram 27 focos do mosquito, o que caracteriza prática de crime de poluição ambiental por omissão do responsável.

Além das larvas encontradas, os agentes também constataram amontados de peças de veículos e outros materiais sem uso, que foram considerados possíveis focos do mosquito.A Decat alerta que essa prática é considerada crime grave, além de ser passível de autuação em flagrante quando houver acúmulo de materiais, descarte de lixo em áreas públicas ou particulares e falta de limpeza de terrenos, onde possam acumular água. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (67) 3325-2567.

DescumpriuO idoso já tinha sido notificado diversas vezes pelo poder público sobre a atividade poluidora e sobre os riscos que o ferro-velho representava aos vizinhos. No dia da vistoria, antes de ser preso, o idoso disse que iria cumprir as notificações. Estou fazendo a minha parte. Estou tirando, estou limpando, afirmou.

A ação foi coordenada pelo Centro de Controle de Endemias (CCEV) da capital e teve apoio da Polícia Civil e diversos instituições e secretarias. Além dos focos do mosquito, o proprietário também foi indiciado por poluição ambiental, furto de energia e água e por expor a perigo a vida e saúde de outra pessoa, segundo o delegado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.