Buscar

É hipocrisia proibir candidato de pedir voto antes da campanha, diz Toffoli

Para futuro presidente do TSE, com as regras atuais, debate eleitoral fica totalmente engessado

Prestes a assumir em maio a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro do Supremo Tribunal Federal José Antonio Dias Toffoli acredita que a legislação tutela o eleitor e engessa o debate político no País. Para ele, é uma hipocrisia proibir partidos e candidatos de pedirem votos antes do início oficial da campanha.

Toffoli disse considerar preconceituosa e desrespeitosa uma pergunta se haveria incompatibilidade entre sua função no TSE e o fato de ter sido advogado do PT. Ele responde fazendo menção aos pré-candidatos do PSDB e do PSB.

— Vá fazer a pergunta para o Aécio Neves, o Eduardo Campos e a Marina Silva, porque eles têm.

Em palestra sobre o golpe de 1964 , Toffoli afirmou que os militares se afastaram do povo na ocasião, deixando de exercer uma espécie de poder moderador que tinham.

— A partir da Revolução de 1930 [movimento armado que pôs fim à chamada República Velha], todos os partidos procuravam os militares. Onde é que o Luís Carlos Prestes foi buscar apoio para a Intentona [Comunista, em 1935, que pretendia derrubar Getúlio Vargas]? No interior dos quartéis. A esquerda e a direita no Brasil têm medo de povo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.