Buscar

Em plena crise, Dourados se destaca no cenário econômico de MS

Comércio, indústria e agronegócio movimentam economia do município.Presença de cerca de 30 mil universitários também intensifica economia.

Enquanto o restante do país enfrenta a crise econômica, em Dourados, a 214 quilômetros de Campo Grande, a população supera os desafios e o município se destaca no cenário econômico de Mato Grosso do Sul, seja por conta do crescimento no setor industrial, pelos atrativos no segmento industrial ou pelos resultados expressivos do agronegócio. A cidade completa 80 anos no domingo (20).

A empresária Jandira Gorete dos Santos fazia faculdade e revendia lingeries. Algum tempo depois percebeu que a procura pelas peças era maior do que a oferta e resolveu abrir um negócio. Para isso, buscou qualificação e, em 11 anos, o negócio cresceu. Hoje, são quase 200 funcionários diretos na empresa, além de cerca de 5 mil revendedores espalhados por Mato Grosso do Sul e estados vizinhos. Em Dourados, a empresa confecciona mais de 60 mil peças íntimas por mês.

Até novembro deste ano, foram abertas mais de 1,4 mil empresas de pequeno e grande porte em Dourados. A quantidade de indústrias aumentou, pois de 277 em 2007 o número saltou para quase 700 em 2014, o que representa 138%. Em 2015, o município deve fechar com mais de 736 indústrias e em 2016 a expectativa é ainda maior. Para isso, Elizabeth Salomão, secretária de Desenvolvimento Econômico de Dourados, ressalta que é preciso atrair novos investidores.

Dourados tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2012, o PIB foi de R$ 4,9 milhões, número que representa crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Em 2015, a previsão é de que o PIB cresça 51,82% em relação a 2012 e passe dos R$ 7,5 bilhões.

EducaçãoDourados também é conhecida como polo universitário em Mato Grosso do Sul. A cidade possui a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e universidades particulares. São quase 30 mil estudantes de várias partes do estado e do Brasil, o que influencia a economia do município.

AgronegócioO agronegócio é outra base econômica de Dourados. A terra considerada de qualidade para lavouras e a posição geográfica do município, ideal para o escoamento da produção, contribuem para que o agronegócio esteja na base econômica.

Em 2014, o plantio de 150 mil hectares de soja resultou na colheita recorde de 432 mil toneladas. O resultado representou crescimento de produção de 241% em dez anos. Para a próxima colheita, os produtores esperam superar esse resultado.

A cana-de-açúcar, outro produto cultivado no município, ganhou espaço depois da chegada das usinas sucroenergéticas. Foram plantadas em 2014 mais de 47 mil hectares da planta, representando aumento de 591% em 7 anos. Há 8 anos, foram 8 mil hectares abertas para o cultivo de cana-de-açúcar.

Com resultado expressivo na produção desses produtos, empresas ligadas à atividade agrícola, como comércio de cereais, implementos, máquinas agrícolas e assistência técnica apostam em Dourados e ajudam a construir a história do município em quase 80 anos de existência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.