Publicado em 18/02/2016 às 13:19, Atualizado em 26/10/2016 às 14:18

Entidade aponta MS em 17º no ranking de fechamento de lojas

Apesar de negativo, o índice do estado está abaixo da média nacional.Setores que dependem de crédito foram os que sofreram mais.

G1,
Número de lojas do comércio varejista de Mato Grosso do Sul caiu 9,9% em 2015 (Foto: Juliene Katayama/G1 MS)

Mato Grosso do Sul terminou o ano de 2015 na 17ª posição do ranking nacional de fechamento de lojas do varejo. A informação é de estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Conforme a pesquisa, o número de lojas varejistas do estado com vínculo empregatício caiu 9,9% no ano passado em relação ao anterior. Apesar de negativo, o índice do estado está abaixo da média nacional, que foi de 13,4%, o que representou 95,4 mil estabelecimentos a menos no país.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS), Edison Araújo, aponta que o desempenho do varejo do estado poderia ter sido bem melhor se houvesse redução da carga tributária e do custo de produção.

Mesmo com a situação da economia do país, Araújo se mostra otimista. “Embora estejamos cautelosos, acreditamos que logo vamos conseguir superar essa crise, voltar a crescer e gerar emprego e renda. Precisamos nos organizar, ter o foco na gestão e continuar trabalhando muito”, concluiu.

Dados nacionaisConforme o CNC, todos os segmentos do varejo apresentaram queda no número de lojas. Os setores que dependem das condições de crédito foram os sofreram as maiores retrações na quantidade de estabelecimentos:  materiais de construção (-18,3%), informática e comunicação (-16,6%) e móveis e eletrodomésticos (-15,0%).