Buscar

Figueiró considera proposta de compra da Buriti como decepcionante

O senador Ruben Figueiró afirmou nesta quarta-feira (08/01) que o valor de R$ 78,5 milhões ofertado pela União como indenização das fazendas da região do Buriti, no município de Sidrolândia (MS), não “condiz com a realidade do mercado e sinaliza que o Governo apenas quer protelar a solução do problema” .

O senador disse que a proposta apresentada era “até previsível” porque nos contatos mantidos com o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo “nunca ficou demonstrado que havia vontade real de solucionar a questão indígena em Mato Grosso do Sul”.

“De certa maneira, o governo está fazendo o óbvio, que é manter a prática protelatória inalterada, apenas fazendo o tradicional jogo de cena”, comentou Figueiró.

Para ele o Congresso deve insistir na aprovação da PEC 215 que transfere a competência da União na demarcação das terras indígenas para o Congresso Nacional. Segundo o senador, ‘este será o único instrumento que o governo levará a sério para que se possa solucionar os conflitos em torno dos processos demarcatórios, colocando um pouco de racionalidade na questão”.

De acordo com o senador, a oferta financeira do governo “foi decepcionante porque sinaliza que a confusão vai continuar ao longo de 2014”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.