Buscar

Forte terremoto atinge província no extremo leste da Indonésia

Tremor teve magnitude 7, segundo o USGS.Uma pessoa desapareceu; há danos em hospital, armazém e duas casas.

Um terremoto de magnitude 7 sacudiu nesta terça-feira (28) a província de Papua, no extremo leste da Indonésia, sem que as autoridades tenham emitido um alerta de tsunami. Uma pessoa está desaparecida.

O sismo foi fortemente sentido por quatro segundos, disse o porta-voz da Agência Nacional de Catástrofes, Sutopo Purwo Nugroho. Os moradores ficaram em pânico e saíram correndo de suas casas.

Nugroho acrescentou que duas casas, um hospital e um armazém da cidade de Kasonaweja foram danificados, e que uma pessoa desapareceu arrastada por um rio.

Equipes de resgate estão tentando chegar à área do epicentro, o que deve exigir ainda várias horas.

O tremor ocorreu a 52 km de profundidade e a 234 km ao oeste da cidade de Abepura, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que vigia a atividade sísmica no mundo todo.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso de tsunami e ondas gigantes após o terremoto, cujo epicentro foi localizado sob a selva de Irian Jaya.

A ilha de Nova Guiné, cuja metade oriental pertence à Indonésia, está sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por cerca de 7.000 tremores ao ano, a maioria deles moderados.

O site de monitoramento The Earthquake-Report relatou que a área de Irian Jaya tem cordilheiras íngremes e sua vegetação é floresta tropical, e que há chance de deslizamentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.