Buscar

Funcionários de frigorífico voltam a passar mal com vazamento de amônia

Cerca de 15 trabalhadores foram encaminhados a prontos atendimentos.Acidente com produto químico aconteceu segunda (23), em Cascavel (PR).

Atividades no frigorífico foram novamente suspensas na manhã desta terça-feira (24) após funcionários voltarem a passar mal (Foto: Cícero Bittencourt / RPC)

Funcionários do frigorífico Globoaves em Cascavel, no oeste do Paraná, voltaram a passar mal na manhã desta terça-feira (24) após um vazamento de amônia, que ocorreu na tarde de quarta-feira (23). De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, ao menos 15 trabalhadores tiveram que ser encaminhados pelo Corpo de Bombeiros a unidades de prontos atendimentos (UPAs) da cidade com sintomas de intoxicação pelo gás.

Por medida de segurança, as atividades no frigorífico tiveram que ser novamente suspensas na manhã desta terça. O mesmo aconteceu durante toda a tarde de segunda “até que os níveis de amônia fossem controlados e ficassem abaixo do índice recomendado para que o trabalho pudesse ser retomado à noite”, ainda conforme a assessoria de imprensa. “Não tivemos um novo vazamento. O que houve hoje foi um efeito secundário do acidente de ontem”, afirmou.

Ao chegarem para trabalhar, os funcionários tiveram contato com o gás que estava impregnado em uma das paredes do frigorífico. “Estes trabalhadores tiveram sintomas como irritação nos olhos, tontura e náuseas e foram imediatamente levadas às UPAs”, comentou a assessoria ao confirmar que outros sete continuavam internados no Hospital Universitário (HU) desde segunda-feira, quando cerca de 300 pessoas passaram por uma triagem e 40 tiveram que ser socorridas por causa da intoxicação.

O frigorífico está passando por reformas e ampliação. O acidente aconteceu em um dos espaços da área industrial e foi provocado, de acordo com a empresa, por um funcionário que esbarrou em uma válvula, liberando o gás usado no resfriamento das câmaras frigoríficas onde são armazenadas as aves. Para evitar novos acidentes, as melhorias deverão ser feitas a partir de agora somente nos fins de semana.

Há cerca de um mês houve outro vazamento na mesma unidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.