Buscar

Fundação Chapadão confirma 1º foco de ferrugem asiática em MS

Caso foi registrado em uma propriedade de Chapadão do Sul.Número de casos registrados no país nesta safra chega a 80.

A Fundação Chapadão confirmou no dia 30 de dezembro o primeiro caso de ferrugem asiática em uma lavoura de soja de Mato Grosso do Sul na safra 2013/2014. Segundo o Consórcio Antiferrugem, uma parceria público-privada voltada para o combate a doença, o foco foi descoberto em uma cultivar da variedade ANTA 82, em uma propriedade de Chapadão do Sul, a 325 quilômetros de Campo Grande.

Com o caso em Mato Grosso do Sul, o número de registros confirmados da doença nesta safra no país chega a 80 até o dia 30 de dezembro, conforme o Consórcio Antiferrugem. O maior número de focos até está data havia sido detectado em Goiás (41), seguido por São Paulo (16), Mato Grosso (13), Paraná (7), Minas Gerais e Santa Catarina (1).

De acordo com o Consórcio, na safra 2012/2013, foram registrados 490 casos de ferrugem asiática no país, sendo 32 casos em Mato Grosso do Sul. No ciclo passado, o maior número de focos foi contabilizado no Rio Grande do Sul, 115.

A doençaO Consórcio Antiferrugem aponta que os primeiros registros de ferrugem asiática no país ocorreram na safra 2001/2002. Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, ela rapidamente se espalhou pelas principais regiões produtoras em razão da disseminação dos esporos do fungo pelo vento.

O principal dano ocasionado por essa doença é a desfolha precoce, que impede a completa formação dos grãos, provocando queda de produtividade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.